Siga nossas redes sociais
Logotipo - Aumenta demanda por leito de UTI covid em Caxias do Sul | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Aumenta demanda por leito de UTI covid em Caxias do Sul | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter

Executivo

Aumenta demanda por leito de UTI covid em Caxias do Sul

Nesta segunda-feira, seis pessoas estão na fila de espera pelo SUS

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

Andréia Copini/Divulgação
Foto Principal - Notícia

Um novo aumento da fila de espera por leito de UTI para pacientes com covid-19 em Caxias do Sul reacende o alerta para a manutenção dos cuidados de prevenção à doença. A Secretaria da Saúde reforça que, mesmo após a vacinação, seja com uma, duas ou três doses, todas as medidas de controle ainda precisam ser mantidas pois o vírus segue em circulação no Município. Nesta segunda-feira (25), são seis pessoas em fila de espera por leito de UTI covid pelo SUS.

A fila por espera por leito de UTI covid voltou a aumentar na última quinta-feira (21) e a espera por leito de enfermaria covid, há uma semana (18). Há pacientes de Caxias e também de municípios da região que precisam de leito nos hospitais caxienses.

"Mesmo com as flexibilizações vigentes e o andamento da vacinação, que já alcançou os adolescentes de 12 anos, todos os nossos esforços precisam ainda da colaboração da população. O momento ainda é de retomada consciente, de evitar aglomerações, de sair de casa cumprindo os protocolos. Entendemos que todos estão cansados, mas combater a covid-19 também passa pela responsabilidade individual de evitar aglomerações, de fazer uso consciente da máscara e se vacinar", solicita a secretária da Saúde, Daniele Meneguzzi.

Os atendimentos de pessoas com síndrome gripal que procuraram Unidades Básicas de Saúde (UBSs) nas últimas semanas para realizar o teste rápido (teste de antígeno) também subiram: o aumento foi de mais de 50% na semana passada em relação à semana retrasada. Também há aumento progressivo do número de testes de RT-PCR agendados nas duas UPAs.

A médica Anelise Kirsch, infectologista do Controle de Infecção Municipal, reforça que todos os cuidados são essenciais e que pessoas com sintomas gripais devem cumprir o isolamento social.

"Apesar do avanço da vacinação e do menor número de hospitalizados covid em geral se comparado aos meses de fevereiro a abril de 2021, pedimos que as pessoas sigam fazendo as medidas de contenção, que mantenham o uso da máscara, usem álcool gel, higienizem as mãos sempre após ir ao banheiro, antes de comer, antes e depois tocar no rosto e de encostar em outras pessoas, e que se isolem e procurem isolar seus familiares sempre que apresentarem síndrome gripal”, diz a médica.

Analise orienta que o isolamento deve ser feito sempre que houver síndrome gripal e não se deve aguardar o diagnóstico positivo de covid.

"Mesmo com sintomas leves, como coriza, dor de garganta, procurem atendimento médico, se isolem e isolem seus familiares para que possamos diminuir a circulação dos vírus. Todo cuidado ainda é importante para evitar a doença grave e óbito das pessoas que gostamos", ressalta a infectologista.

O teste rápido segue disponível em todas as UBSs para quem apresentar sintomas gripais.

Leia também:
Moradores da 2ª Légua, de Caxias, protestam contra a construção do Parque de Proteção Animal
Comung realiza encontro com Edegar Pretto, pré-candidato do PT ao Piratini
Prefeitura de Caxias assina contrato de estruturação de PPP da iluminação pública
Financiarte 2021, de Caxias, habilitou 76 projetos na primeira etapa do edital
Prefeitura de Caxias quer PPPs na educação infantil e ensino fundamental

Tags:

Executivo Prefeitura de Caxias do Sul Secretaria da Saúde aumenta demanda leito UTI covid-19 Caxias do Sul