Trabalhadores reivindicam 10% e patronal oferece 4,74%. Justiça do Trabalho apresentou proposta de 8,5%
redacao@serraempauta.com
06.07.2023 - 15h10min
O Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul e o Sindicato da Indústria Metalúrgica, Mecânica e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região (Simecs) participaram de uma audiência de mediação realizada nesta quarta-feira (5), na Justiça do Trabalho em Caxias do Sul.
Os metalúrgicos reivindicam aumento de 10% aprovado em assembleia no dia 3 de junho. A proposta do Simecs é de reajuste de 4,24%. Após três rodadas de negociação sem acordo, o Sindicato dos Metalúrgicos buscou o judiciário para mediar um acordo.
Diante do impasse também na audiência de conciliação, o juiz titular da 4ª Vara do Trabalho, Rafael da Silva Marques, propôs um reajuste de 8,5%, pagamento de 2% de auxílio-transporte, auxílio-creche para a criança e aumento do piso da categoria para R$ 2,3 mil. O Simecs rejeitou também a proposta da Justiça e apresentou índice de 4,74%.
Para o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Assis Melo, a intransigência do Simecs é inexplicável.
"Não há razões para, até agora, negar por completo qualquer reajuste que signifique de fato um aumento para que nossa mão de obra qualificada tenha motivação para continuar produzindo e autoestima para continuar desenvolvendo seu trabalho. Existem outras razões para a intransigência patronal. Querem transformar o trabalhador em escravo ou tentar acabar com o Sindicato?", questiona Assis.
Em nota, o Simecs afirma que permanece à disposição para dialogar com o sindicatos dos trabalhadores visando uma negociação plausível com a realidade.
Nesta sexta (7), o sindicato dos trabalhadores realiza nova assembleia, às 10h, em frente a sede da categoria, na rua Bento Gonçalves 1.513. Os dirigentes devem apresentar a proposta da Justiça do Trabalho que será colocada em votação e os trabalhadores irão decidir os próximos passos da campanha salarial. Também será colocado em votação a deliberação sobre o "Estado de Greve".
Correção: Diferente do que havia sido informado, na audiência de conciliação o Simecs apresentou proposta de 4,74%. O texto já foi corrigido.
Leia mais:
Prefeitura propõe criação do alvará turístico em Caxias do Sul
Projeto propõe combater importunação de mulheres em Caxias do Sul
Feira Garage Sale ocorre neste final de semana em Caxias do Sul
Sindilojas de Caxias do Sul discute pauta da convenção coletiva
Parceria dá formas a linha de peças com fusão de madeira e pedras
Tags:
Conciliação, dissídio audiência conciliação Justiça do Trabalho Sindicato dos Metalúrgicos Simecs Caxias do Sul impasse