Siga nossas redes sociais
Logotipo - Ator e artista visual de Caxias do Sul vai ministrar oficina sobre storyboard em evento nacional | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Ator e artista visual de Caxias do Sul vai ministrar oficina sobre storyboard em evento nacional | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter

Criatividade

Ator e artista visual de Caxias do Sul vai ministrar oficina sobre storyboard em evento nacional

Marco participa do 4º Fórum Nacional Sesc de Juventudes do LABmais, evento que reunirá jovens de várias regiões do Brasil

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

Acervo pessoal/Divulgação
Foto Principal - Notícia

Tecnologias ancestrais, inovações tecnológicas, integração de práticas sustentáveis na produção artística e cultural. Esses são algumas questões discutidas no 4º Fórum Nacional Sesc de Juventudes do LABmais, que será realizado de 1º a 3 de outubro, em São Paulo.

>>>> Acesse a lista de transmissão no WhataApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.

Com o tema "Sustentabilidade Criativa: arte e cultura como força identitária e resiliência das juventudes", o evento contará com a oficina 'Storyboard Criativo e Acessível' do ator e artista visual Marco, de Caxias do Sul.

O fórum é uma ação desenvolvida no âmbito do Projeto Laboratório Sesc de Artes, Mídias, Tecnologias e Juventudes, o LABmais, uma plataforma educativo-cultural idealizada para dialogar com o público jovem a partir de tecnologias de experimentação, comunicação e socialização. O objetivo é contribuir efetivamente para a inserção da juventude no mercado de trabalho.

Os jovens integrantes dos Laboratórios foram os responsáveis pela concepção e curadoria da questão tema e da programação, dentro do propósito de protagonismo das juventudes que norteia o projeto.

Na edição deste ano, a proposta é discutir como a arte e a cultura podem ser ferramentas para promoção de exercícios de sustentabilidade e criatividade, preservando identidades e territórios das juventudes.

O debate também abordará a questão da economia da cultura e a produção cultural enquanto fontes de renda criativa e sustentável, bem como as diferentes manifestações e expressões culturais e suas capacidades de produzir outras subjetividades.

"Projetos como o LABmais mostram o compromisso do Sesc com os jovens, pois acreditamos no potencial dessa geração. É uma aposta no protagonismo como agente transformador, unindo criatividade, tecnologia e sustentabilidade. Essa combinação, certamente, resultará em uma produção rica e na difusão de conteúdo. Temos a expectativa que esse projeto estimule cada vez mais a economia da cultura, criando oportunidades de capacitação, geração de renda, reconhecimento profissional e social de jovens e adolescentes. Já o Fórum Nacional Sesc de Juventudes do LABmais reforça esse compromisso ao promover a escuta ativa e o empoderamento das juventudes, permitindo que liderem discussões sobre seus territórios, identidades e futuros, com base em uma visão integrada de cultura, arte e sustentabilidade, pilares da missão educativa do Sesc", declarou Janaina Cunha Melo, diretora de Programas Sociais do Departamento Nacional do Sesc.

Compõem a programação do fórum oficinas, painéis, apresentações culturais e uma mostra audiovisual com produções desenvolvidas nos cursos do LABmais, com exibições de filmes do Piauí, Espírito Santo, Rio Grande do Sul e Roraima.

O painel de abertura do evento, no dia 1º de outubro, contará com a participação da ativista climática, jovem conselheira do Pacto Global da ONU e fundadora do Instituto Perifa Sustentável, Amanda Costa (SP). Ela debaterá o tema principal do Fórum ao lado de Stefany de Lucas (PR), integrante do coletivo Resistência Ativa Preta e do Fórum Paranaense de Religião de Matrizes Africanas, Tel Guajajara (MA), indígena do Povo Guajajara/Tenetehar da Aldeia Morro Branco e membro da Coalizão Brasileira pela Educação Climática; e Marcele Oliveira (RJ), produtora cultural, comunicadora e ativista climática, diretora executiva do Perifalab.

Já as oficinas versarão sobre temas como batalhas de rimas, criação de story board para produção audiovisual, escrita criativa, comunicação antirracista, zines sustentáveis, dança e expressão corporal, entre outros.

Programação

1º de outubro

19h – Abertura 

19h30min - Aquário de Debates: Sustentabilidade Criativa: arte e cultura como força identitária e resiliência das juventudes, com Amanda Costa, Stefany de Lucas e Tel Guajajara. Mediação de Marcele Oliveira.

2 de outubro

14h30min às 16h – Oficinas

1. Entre papelões e histórias, com Necylia, artista maranhense de Teatro, Circo e audiovisual, e Dumá, multiartista, designer, livreiro e animador

2. Escrita Criativa - Recitando minha história, com Ashley Nunes, poeta e produtora cultural, gestora da articuladora cultural Ground Culture.

3. Batalhas de Rimas como instrumento Pedagógico, com BLK Mamba, músico e militante do movimento Negro, lidera um grupo ativo do movimento cultura de rua, hip-hop e batalhas de rima na cidade de Registro (SP).

4. Storyboard Criativo & Acessível, com Marco, artista visual, ator e ingressante no audiovisual. Atualmente, aluno do LABmais na turma de Curta Metragem.

5. Empoderamento através da expressão fotográfica, com Kenia Tognetti, produtora e videomaker

16h - Painel I: Download Ancestral - Diálogo entre Tecnologias Ancestrais e Contemporâneas. Painelistas: Rose Martins, Emilly Vitória, Mila Moreira, Raelli Souza e João Victor, com mediação de Renan de Figueiredo (@ultranigg). Exibição do clipe: Sou Negra/ Ano 2023, classificação livre

18h – Painel II: Sustentabilidade criativa: Arte, Mídia e Inteligência Artificial

Painelistas: Daniela dos Santos Arruda, Herickson Festi (@herickson1503festi), Carolina Dossin (@caroldossin), Yanne Nascimento (@yanneecarolina) e Elvis Chaves (@atrasado.alguns.min), com mediação de Naomi Benedetto (@naomiyayolor)

19h30min às 20h30min – Mostra Audiovisual com produções do LABmais

Zilha (documentário/2024), Sábias da Terra (documentário/2023), Corpos (documentário/2023) e Imersão Raposa (documentário/2023)

3 de outubro

13h - Oficinas

1. Arte e Educação Ambiental: Criatividade para Enfrentar as Mudanças Climáticas, com Jessica Cardoso, artista que trabalha no seguimento da pintura e costura, fundadora da marca Jess Bags, integrante do movimento social Levante Popular da Juventude Roraima.

2 Conteúdo Digital e Identidade Cultural: Fortalecendo a Juventude Marginalizada, com Glória Maria, jornalista pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, compartilha sua rotina nas redes sociais e no TikTok tem o bordão é "Meu nome é Glória, mas ainda estou vivendo os dias de luta".

3. Zines Sustentáveis: Transformando Reciclagem em Arte Literária, com Lucas Melo, graduando em produção cultural e escritor independente, é monitor do LABmais no Sesc de Ramos (RJ).

4. Comunicação antirrascista, com Beatriz Monteiro, formada em jornalismo, integra a equipe do Manda Notícias produzindo conteúdos sobre cultura periférica.

5. Vem dançar!, com Danielle Karoline, dançarina adepta da cultura Hip-Hop, oficineira e produtora cultural.

14h30min - Painel III: Identidades, territórios e sustentabilidade: economia da cultura como fonte de renda e expressão criativa

Painelistas: Gil Azevedo (@gilazevedo.ggb), Maya Dourado (@maya_dourad), Gabriel Guimarães (@gbrielgmars) e Laura Daniele (@soulauradani), Rafa Cardozo (@tiavafaela), com mediação de Nicoly Soares (@nicolyssoares)

Exibição do clipe: A seca e a queimada (2024)

16h10min - Painel IV: Protagonismo das comunidades originárias e tradicionais: desconstruindo narrativas coloniais

Painelistas: Nandyala Waritirre (@ l.u.c.i.f.e.r.n.a.n.d.y.s), Milena Makuxi (@milenamakuxi), Rafaela Correia (@tudomenoshomem), Rodrigo Gabriel (@rodrigo_guarani) e Alan Avelino (@oalanavelino), com mediação de Bruninho (@bruninho.souz4).

Leia mais:
Caxias do Sul terá passe livre nos ônibus no primeiro turno das eleições
Secretaria de Obras já acompanha a telegestão da iluminação pública em Caxias do Sul
Prefeitura de Farroupilha entrega primeira etapa das obras do novo Parque de Rodeios
1ª Oktoberfest de Caxias do Sul celebra os 200 anos da imigração alemã no RS
Empresa de pintura inaugura nova sede em Caxias do Sul

Tags:

Cultura criatividade Marco ator artista visual Caxias do Sul oficina storyboard Sesc São Paulo