Codeca e Secretaria do Meio Ambiente promoveram visitação para ampliar a conscientização da comunidade para o descarte correto do lixo
redacao@serraempauta.com
05.11.2021 - 17h05min
A Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca) e a Secretaria do Meio Ambiente reuniram nesta sexta-feira (5), um grupo de vereadores para uma visita técnica à Central de Tratamento de Resíduos (CTR) Rincão das Flores, localizada no distrito de Vila Seca. O objetivo é ampliar a conscientização da comunidade sobre a separação e descarte correto dos resíduos.
Participaram do visitação, os vereadores Elizandro Fiuza (Republicanos), Gilfredo De Camillis (PSB), Marisol Santos (PSDB), Maurício Scalco (Novo), Olmir Cadore (PSDB) e Tatiane Frizzo (PSDB), além de assessores dos vereadores Denise Pessôa (PT), Rafael Bueno (PDT) e Sandro Fantinel (Patriota). Eles constataram a quantidade de material seletivo que é descarregado diariamente no local.
O prefeito Adiló Didomenico (PSDB), a diretora-presidente da Codeca, Helen Machado (PSDB), o diretor Operacional, Rafael Tregansin, o secretário do Meio Ambiente, João Osório Martins e o diretor da Semma, Henrique Koch recepcionaram os visitantes, juntamente com os engenheiros da Codeca, Rafael Navajas e Ricardo Becker.
Na oportunidade, Navajas e Becker explicaram sobre a implantação e funcionamento do aterro, a capacidade de receber os resíduos domésticos da cidade, de ampliação e sobre o processo de tratamento de efluentes (chorume).
Adiló lembrou que o Rincão das Flores é referência no acondicionamento e tratamento dos resíduos.
"O aterro é muito bem cuidado com todo acompanhamento da Fepam. É importante o Poder Legislativo vir visitar e ver como é importante a separação correta dos resíduos", disse na visita.
Helen reforçou a importância da ajuda dos parlamentares na sensibilização da população.
"Hoje, nossos vereadores puderam ver como é a nossa Central de Resíduos e o desperdício de material que podia estar gerando mais renda às famílias dos nossos recicladores. As pessoas sabem que não podem misturar uma casca de banana e uma garrafa pet. A limpeza da cidade não é obrigação única e exclusivamente da Codeca ou do Poder Público, mas de cada um de nós", enfatizou.
Ampliação
A Codeca está preparando uma nova célula para a Central de Tratamento de Resíduos. A construção terá uma área de 20 mil metros quadrados. A estimativa é de que o espaço seja suficiente para receber mais de 660 mil toneladas de resíduos, quantidade média que a cidade gera em cinco anos.
Segundo Osório, o projeto está em fase de preparação e deve entrar em funcionamento em até seis meses. O custo da obra deve chegar a R$ 3 milhões.
Capacidade
Inaugurada em 2010, a CTR está em uma área de 275 hectares, mas ocupa apenas 10 hectares. O local recebe diariamente cerca de 360 toneladas de resíduos sólidos urbanos, que chegam em 16 viagens feitas por quatro caminhões. Cerca de 30 funcionários realizam o trabalho no local, em três turnos, incluindo engenheiros, operadores, motoristas, pedreiros, encanadores e auxiliares.
Leia também:
Frente Parlamentar vai acompanhar compra de equipamentos para autistas
Retorno às aulas presenciais será obrigatório na rede municipal de Caxias a partir de 16 de novembro
PSDB dá a largada para a eleição estadual em Caxias do Sul
Maurício Marcon renuncia a Comissão de Ética da Câmara de Caxias
Câmara arquiva denúncia contra vereadora do PT de Caxias
Tags:
Geral Codeca Secretaria do Meio Ambiente visita técnica vereadores aterro sanitário Rincão das Flores Caxias do Sul