Prédio do Moinho Covolan conta com museus, áreas de gastronomia e espaços artísticos
redacao@serraempauta.com
11.05.2021 - 14h00min
A Associação Cultural Moinho Covolan apresentou nesta segunda-feira (10), na sessão da Câmara de Vereadores de Farroupilha, o projeto de revitalização do Moinho Covolan. Apresentado pelo produtor visual André Constantin, o projeto intitulado Moinho da Mèrica pretende inserir e fomentar a cultura italiana no Município. O prédio conta com museus, áreas de gastronomia, espaços artísticos, auditório, além de uma escola para o dialeto talian.
Leia mais:
Associação Moinho Covolan busca apoio da Câmara de Farroupilha para tombamento do prédio
O Moinho Covolan possui uma estrutura de 1 mil metros quadrados, divididos em quatro pavimentos, além de uma área externa de 600 metros quadrados. A revitalização mesclaria a preservação arquitetônica original com novas estruturas mais contemporâneas, à exemplo da Casa Veronese, localizada no distrito de Otávio Rocha, em Flores da Cunha.
Diante da apresentação, os vereadores parabenizaram a iniciativa do grupo, e enalteceram a necessidade do Município expor mais a sua identidade histórica e cultural, originada pela imigração italiana.
Tombamento histórico
A Câmara de Vereadores de Farroupilha realizará uma audiência pública no dia 19 de maio, às 18h, para debater sobre o processo de tombamento histórico do prédio que abrigou o Moinho Covolan, entre as décadas de 40 e 80. O evento será transmitido ao vivo pelo canal da Câmara no YouTube com possibilidade de manifestações via WhatsApp do Legislativo.
Atualmente, o local sedia um Centro Cultural com apresentações de workshops, shows, cafés filosóficos e exposições, além de abrigar um museu com 130 objetos que referenciam a história do moinho.
Em 2019, membros da Associação Cultural Moinho Covolan, responsáveis pelas ações artísticas do local, reivindicaram o tombamento histórico do prédio. O processo está sendo analisado pelo Conselho Municipal do Patrimônio Histórico Artístico e Cultural (Comphac) que examina o interesse público, bem como seu valor histórico para processo de tombamento.
Leia também:
Plano de Mobilidade Urbana de Caxias vai priorizar o transporte coletivo
Câmara de Caxias pretende convidar governo do Estado para apresentar o plano de concessões de rodovias da Serra
Advocacia-Geral do Município começa a ser estruturada
FAS de Caxias divulga data das provas do concurso público
Câmara de Caxias discute concessão de rodovias na Serra gaúcha
Tags: