Administração municipal pretende entregar títulos de propriedade para 100 famílias até o final de 2024
redacao@serraempauta.com
20.03.2024 - 14h39min
A assinatura da instauração do processo de Regularização Fundiária Urbana (Reurb) no Bairro Monte Carmelo, em Caxias do Sul, ocorreu nesta terça-feira (19). Do total de 960 famílias, a administração municipal pretende entregar os títulos de propriedade para moradores de três quarteirões nesta primeira fase até o final de 2024. Esta etapa vai beneficiar 100 famílias. A solenidade reuniu cerca de 300 moradores no Salão da Igreja São Frei Pio, no Esplanada.
Acesse a lista de transmissão no WhataApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.
O secretário do Urbanismo, Carlos Giovani Fontana, reforçou que a conquista é dos moradores, por eles terem ido atrás de uma empresa, a Balen Regularizações, para agilizar o processo.
"O prefeito já determinou que a causa Monte Carmelo é a número zero. Independente de qualquer coisa, tem que acontecer, porque vocês não ficaram de braços cruzados esperando o poder público chegar. Então esse protagonismo reforça a importância deste momento. Como falou o advogado Rodrigo Balen, vamos trabalhar muito para entregar as primeiras escrituras ainda este ano", destacou.
O vice-presidente da Associação dos Moradores (Amob) do Monte Carmelo, André Fagundes, emocionado, agradeceu a todos os presentes e a atenção do poder público com a regularização do bairro, sonho de tantos anos dos moradores.
O chefe de Gabinete e secretário do Meio Ambiente, João Uez, saudou os moradores e lembrou do início dos trabalhos de regularização da administração municipal.
"Depois de 40 anos, foi o prefeito Adiló que foi sensível a esta causa. Em 2020, quando assumi a SMU com o prefeito (Flávio) Cassina, uma das primeiras visitas que recebi foi do Balen, falando em regularização fundiária. Mas como era a legislação na época não iríamos conseguir fazer nada. Então mandamos para Câmara de Vereadores o projeto Esse Terreno é Meu e já entregamos vários títulos. E com o Monte Carmelo não será diferente. Viemos hoje aqui para anunciar que vamos entregar os primeiros títulos para vocês ainda em 2024”, discursou.
Adiló comentou que está sempre em contato com os moradores do Monte Carmelo e era um compromisso com a comunidade.
"Estamos presentes, temos compromisso, quando caminhamos lá no bairro a gente ouviu de vocês que querem pagar o IPTU, mas ter as escrituras de suas casas. E eu sei quanto isso é importante. Nós escolhemos cuidar das pessoas e dar dignidade. Investimos mais de R$ 5 milhões na compra da área faltante para que a comunidade de vocês fosse regularizada. Então fiquem atentos, política não se fala só na hora da eleição; política se faz a vida inteira, olhando e ajudando as pessoas principalmente dos bairros mais necessitados".
Leia mais:
Isabela Schumacher entra para a Galeria de Vereadoras de Caxias do Sul
Câmara autoriza R$ 40 milhões para obras em 66 ruas de Caxias do Sul
Cinco pedágios começam operar dia 30 de março na Serra e no Caí
Câmara de Caxias aprova pedido da Prefeitura para indenizar área em Vila Seca
Codeca recebe quatro primeiros equipamentos para atender Caxias do Sul
Tags:
1ª fase assinada instauração regularização fundiária Monte Carmelo 100 famílias escrituras fina 2024 Caxias do Sul