Segundo Pepe Vargas, o objetivo é valorizar a produção audiovisual, o cinema e os curtas produzidos no RS
redacao@serraempauta.com.br
09.04.2025 - 16h59min
Em solenidade realizada na manhã desta quarta-feira (9), o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Pepe Vargas (PT), e o prefeito de Gramado, Nestor Tissot, assinaram o termo de mútua colaboração para a realização do Prêmio Assembleia Legislativa de Cinema - Mostra de Curtas Gaúchos 2025. A solenidade também marcou o início do período de inscrições, que vai até o dia 6 de maio.
Pepe deu as boas-vindas a Tissot, à presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk, à superintendente de Comunicação e Cultura da ALRS, Vânia Lain, à diretora do Departamento de Cultura da ALRS, Michele Limeira, às vereadoras de Gramado, professora Denise, Vivi Cardoso, Fernanda Pereira Dias, ao curador do Festival de Cinema de Gramado, Marcos Santuário, e aos demais presentes.
"Fizemos este ato de assinatura como uma forma de valorizar essa parceria, que já vem de 22 anos. O objetivo é valorizar a produção audiovisual, o cinema e os curtas gaúchos. Este é o prêmio que valoriza quem está no início de sua trajetória e dá visibilidade a produções de boa qualidade”.
Pepe destacou ainda que a Assembleia Legislativa, além de espaço político de votação de matérias legislativas, por onde passam inclusive as leis sobre cultura, tem uma participação na área cultural muito significativa.
"O Prêmio pelo qual estamos aqui hoje é uma dessas iniciativas. Mas temos outras atividades culturais, como o prêmio Lila Ripoll de Poesia e o Sarau do Solar. São formas da Assembleia Legislativa estimular a produção cultural e valorizar aqueles que produzem cultura e arte em nosso Estado".
O prefeito de Gramado agradeceu à Assembleia Legislativa por estar há 22 anos acompanhando, prestigiando e promovendo os curtas gaúchos. Salientou que o Festival de Cinema é o evento mais antigo da cidade de Gramado, e que levou o nome da cidade além fronteiras.
"O Festival é muito importante, principalmente neste ano, em que estamos retomando, através da cultura e do turismo, a movimentação turística da cidade".
A presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk, também destacou a importância do Prêmio Assembleia Legislativa de Cinema - Mostra de Curtas Gaúchos.
"É uma Mostra que vem se intensificando, ganhando força e é a porta de entrada de realizadores de cinema através dos curtas, como é o caso do cineasta Jorge Furtado, que começou conosco, no Festival de Cinema de Gramado e hoje é um nome reconhecido internacionalmente", lembrou.
A diretora do Departamento de Cultura da ALRS, Michele Limeira, enfatizou o aspecto do incentivo a novos cineastas.
"É uma semente do que poderemos ver no futuro. Isso mostra que o cinema está sendo cultivado e recebendo os devidos investimentos no Rio Grande do Sul", celebrou, registrando ainda o aumento do número de inscrições e a excelência da qualidade dos curtas inscritos nas últimas edições.
Leia mais:
Melhores Vinhos de Caxias do Sul terá divisão em duas categorias
Prefeitura de Caxias alerta sobre descarte de lixo no Hugo Cantergiani
Empresário José Galló compartilha trajetória na CIC de Caxias do Sul
Encontro discute lei da Zona das Águas em Criúva, interior de Caxias
Projeto que institui o uso do PIX em pedágios avança na Assembleia
Tags:
Cultura cinema Assembleia Legislativa Prefeitura de Gramado renovam parceria Curtas Gaúchos Gramado