Matéria é de autoria do deputado Guilherme Pasin
redacao@serraempauta.com.br
08.04.2025 - 10h52min
A Comissão de Educação da Assembleia Legislativa aprovou na semana passada o projeto de lei que visa tornar o vinho e o espumante produtos símbolo do Estado. A matéria é de autoria do deputado Guilherme Pasin (PP), e destaca a importância do setor vitivinícola para a economia e a cultura gaúcha.
Pasin ressalta que a aprovação da lei valoriza os produtores locais e reforça a identidade cultural do Rio Grande do Sul. Segundo ele, esta aprovação é um reconhecimento merecido de um legado que atravessa gerações.
"Vinhos e espumantes são parte essencial da nossa identidade cultural. Eles refletem a história da imigração italiana e a dedicação do povo, que, com mãos calejadas, mantém viva a tradição de um setor que é símbolo de trabalho árduo e paixão. A cultura do vinho está espalhada por todos os cantos de nosso Estado. Como gaúcho e defensor desta causa, vejo nesta lei um passo fundamental para valorizar ainda mais o que é produzido com tanto empenho e que coloca o Rio Grande do Sul no palco mundial da vitivinicultura", afirma.
O Estado, responsável por 90% da produção de vinhos e espumantes do Brasil, também se destaca internacionalmente pela qualidade de seus produtos, com destaque para regiões como a Serra Gaúcha e a Campanha Gaúcha. A nova legislação promete fortalecer ainda mais o setor, incentivando o enoturismo e atraindo turistas às regiões produtoras.
A proposta segue agora para sanção ou veto do governador Eduardo Leite (PSDB).
Leia mais:
Morre, aos 83 anos, o advogado e jornalista Guiomar Chies
Aprovale, de Bento, elege André Larentis para o biênio 2025/2026
Fluência, de Caxias, divulga selecionados do projeto Lentes Periféricas
Sescon-Serra Gaúcha promove suporte gratuito sobre Imposto de Renda
Economia de Caxias tem leve alta em fevereiro movida pelo comércio
Tags:
Política setor vitivinícola Assembleia Legislativa aprova projeto vinho espumante símbolos RS Guilherme Pasin