Rodrigo Lorenzoni apresentou as principais ações da pasta na CIC, de Caxias do Sul
redacao@serraempauta.com
01.12.2020 - 17h25min
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Rio Grande do Sul (Sedetur), Rodrigo Lorenzoni (DEM), apresentou as principais ações da pasta para desburocratizar o ambiente de negócios e auxiliar os empreendedores a superarem os impactos da pandemia durante a reunião-almoço promovida pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul, nesta segunda-feira (30).
Lorenzoni disse que a pandemia impactou negativamente economia gaúcha principalmente os setores da indústria e de serviços, e também afetou as exportações, diminuiu em 490 mil o número de pessoas ocupadas no mercado de trabalho, impôs a perda de aproximadamente 88 mil empregos formais e fez a arrecadação de ICMS cair 3,1% entre janeiro e setembro.
Apesar de os números do turismo mostrarem um cenário de danos - o Rio Grande do Sul perdeu 3,6 mil estabelecimentos turísticos e acumulou R$ 12 bilhões de prejuízo de março a setembro -, Lorenzoni mostrou-se otimista com a retomada do setor e reiterou que a promoção do turismo regional, com deslocamentos de curta distância, surge como a grande oportunidade para a recuperação do setor.
"As viagens regionais vão ganhar força, a crise sanitária e econômica fará com que as pessoas conheçam melhor o próprio lugar em que vivem", ressaltou.
O prefeito eleito de Flores da Cunha, César Ulian (PP) e o vice eleito, Márcio Rech (Republicanos), prestigiaram a palestra de Lorenzoni.
Tags:
Eleições 2020 CIC reunião-almoço CIC Rodrigo Lorenzoni secretário Desenvolvimento Econômico e Turismo prefeito eleito Flores da Cunha César Ulian vice-prefeito eleito Márcio Rech