Entidade terá um caminho com plantas comestíveis que leva até a horta
redacao@serraempauta.com.br
24.04.2025 - 10h48min
O Dia Internacional da Mãe Terra, comemorado nesta terça-feira (22) foi especial para a equipe do Jardins Criativos, projeto inédito no Sul do Brasil, realizado pela fotógrafa Liliane Giordano, aprovado pelo edital Territórios Criativos – RS Seguro.
Na parte da manhã, as crianças e adolescentes do Centro de Atenção à Criança e ao Adolescente Murialdo – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, do bairro Santa Fé, entidade da Zona Norte de Caxias do Sul, escolhida para implementar o projeto, participaram de um circuito de atividades lúdicas e da abertura do I Varal Jardins Criativos.
A exposição contém pinturas dos alunos relacionadas ao meio ambiente e as ações propostas pelo projeto. O varal foi montado pelas próprias crianças no local que em breve vai ganhar um jardim criativo e comestível.
À tarde, ainda dentro da programação para celebrar o Dia Internacional da Mãe Terra, a comunidade participou do plantio de árvores frutíferas nativas e, em seguida, foi realizada uma roda de conversa.
O ponto alto da programação ficou por conta do lançamento da proposta artística – a obra do artista francês, Jean Paul Ganem, uma referência mundial em Land Art (arte da terra), que em março esteve em Caxias do Sul, juntamente com o representante da ONG Dia da Terra, Mozart Mesquita, para conhecer o espaço que passa a integrar arte e práticas sustentáveis.
Sobre a arte
De acordo com Jean Paul Ganem, a ideia é transformar o quintal em um espaço vivo de aprendizado e conexão com a natureza. Tudo começa na extensão da composteira, onde a matéria é transformada e renasce. Dela parte um caminho com plantas comestíveis que leva as crianças até uma horta em forma de folha de inhame, desenhada como um labirinto.
“É um espaço pensado para estimular a curiosidade, o brincar livre, a imaginação e os sentidos. Ali, os alunos poderão explorar, correr, ouvir música, participar de atividades sensoriais e, claro, aprender sobre as plantas e o cuidado com a terra. Mais que uma horta, é um convite para que as crianças cresçam em harmonia com a natureza, aprendendo sobre o cuidado com o solo, o alimento, a cooperação e o respeito pela natureza", enfatiza o artista.
Voluntariado e Oficinas
Durante o evento foram feitas as inscrições para quem deseja ser voluntário do projeto e aos interessados nas primeiras oficinas de uma série que serão oferecidas ao longo do ano. Inicialmente, serão realizadas as oficinas de Permacultura, ministrada pelo engenheiro André Susin e de Fotografia, com a fotógrafa Liliane Giordano.
Está previsto ainda para maio o Curso de Formação em Permacultura, no qual os participantes aprenderão os princípios, técnicas de cultivo sustentável, compostagem e manejo de recursos naturais. Isso inclui a construção de canteiros, o uso eficiente da água e a gestão de resíduos orgânicos.
Leia mais:
Castração de cães e gatos ocorre no bairro Serrano, em Caxias, neste sábado
Servidores municipais de Caxias aprovam operação padrão e paralisação
Comitiva de Bento convida autoridades em Brasília para ExpoBento e Fenavinho
Comércio de Caxias apresenta candidata para o concurso da Festa da Uva
Câmara de Caxias convida autoridades em Brasília para congresso
Tags:
Geral Caxias do Sul Educação Ambiental Jardins Criativos Murialdo Santa Fé Arte Meio Ambiente