Siga nossas redes sociais
Logotipo - Arquivo Histórico de Bento Gonçalves conta com 76,23% dos itens digitalizados | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Arquivo Histórico de Bento Gonçalves conta com 76,23% dos itens digitalizados | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter
  • serra-em-pauta_desktop-970x250_teste.png

Preservação

Arquivo Histórico de Bento Gonçalves conta com 76,23% dos itens digitalizados

Acervo conta com 11.085 itens ou conjuntos catalogados

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

Prefeitura de Bento/Divulgação
Foto Principal - Notícia

Você sabia que em 12 de maio de 1925 foi criado o serviço de remoção de lixo na zona urbana? Que em 3 de novembro de 1923, forças revolucionárias invadiram o município? Que o centro da cidade já foi chamado de Cidade Baixa? Esses e tantos outros fatos sobre Bento Gonçalves estão devidamente registrados no Arquivo Histórico de Bento Gonçalves, que guarda a história do Município.

Atualmente, o acervo conta com 11.085 itens ou conjuntos de itens catalogados, sendo 8.450 digitalizados o que corresponde a 76,23%. São documentos desde 1890, que sobreviveram às ações do tempo, produzidos pela Prefeitura, fonte primária do Arquivo Histórico. O local ainda possui uma biblioteca com mais de 400 títulos e hemeroteca (jornais), mapas, fotografias, entre outros itens de relevância histórica.

O acervo é regido pelos princípios da Arquivística, cujos padrões são adotados internacionalmente, considerando aspectos como proveniência (origem da fonte, sem ser misturado aos arquivos de outras unidades geradoras), preservação da estrutura documental original, temporalidade, relevância histórica, organicidade e unicidade.

De acordo com o coordenador Vagner Boni, o Arquivo Histórico de Bento passa por um processo inédito desde sua criação, o qual consiste na revisão, reorganização, catalogação completa com indexação, recuperação, armazenamento adequado e digitalização.

"Este processo tem por objetivo a preservação do acervo, diminuindo o manuseio e a deterioração dos itens, bem como, facilitar a pesquisa".

Até o momento passaram por este processo, iniciado em meados de 2021, 1.889 códices (livros, a maioria com aproximadamente 200 folhas), 566 itens de mapoteca, 406 itens compostos por quadros, cartazes e folders, 7.309 fotografias, além do precesso contínuo de itens de hemeroteca e biblioteca.

A digitalização segue o formato padrão JPG, porém, alguns itens que contêm texto, como folders, relatórios, jornais e índices são transformados em PDF pesquisável.

O secretário de Cultura, Evandro Soares, ressalta que cada vez mais o Arquivo Histórico está na palma da mão da população.

"O trabalho realizado nos permite ter acesso a diversos documentos importantes, curiosidades, enfim, uma gama de informações sobre a constituição histórica de Bento Gonçalves. As narrativas do Município estão preservadas e conservadas de acordo com os preceitos da arquivística, destacando uma ação essencial para o passado, presente e o futuro", destaca Soares.

O catálogo do Arquivo Histórico pode ser acessado por meio deste link.

O Arquivo atende pesquisadores com agendamento pelo telefone (54) 3055-7138 ou pelo e-mail arquivohistoricobg@gmail.com.

Leia mais:
Candidatas a rainha da Festa da Uva participam do encerramento da Campanha do Agasalho em Caxias
CIC de Caxias anuncia as empresas ganhadoras do Troféu Ítalo Victor Bersani
Assinada ordem para construção de redes de esgoto e drenagem no Desvio Rizzo, em Caxias
Prefeitura anuncia medidas para reorganizar atendimentos no SUS em Caxias
Vencedores do Concurso Anual Literário de Caxias do Sul recebem premiação

Tags:

Preservação Prefeitura de Bento Arquivo Histórico de Bento Gonçalves 76,23% digitalizado Bento Gonçalves