O ex-vice-prefeito Ricardo Fabris de Abreu, autor da denúncia, acusava Marisol Santos de suposta quebra de decoro
redacao@serraempauta.com.br
30.07.2024 - 15h45min
A Câmara de Vereadores de Caxias do Sul arquivou a denúncia que solicitava, pela segunda vez, uma abertura de processo de cassação contra a presidente da Casa, vereadora Marisol Santos (PSDB). Por unanimidade, na sessão ordinária desta terça-feira (30), os vereadores rejeitaram a admissibilidade do requerimento protocolado pelo ex-vice-prefeito Ricardo Fabris de Abreu (PDT).
Acesse a lista de transmissão no WhataApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.
O requerimento apontava que Marisol praticou suposto ato de improbidade administrativa e decoro parlamentar, quando protocolou no dia 19 de junho petição na 2ª Vara da Fazenda Pública.
Fabris reagiu contra o documento que pedia que ele se abstivesse de "praticar qualquer ato relacionado aos fatos discutidos neste processo (em que pede a nulidade da sessão extraordinária do dia 12 de janeiro de 2024, em razão da ausência da leitura da denúncia que pedia o impeachment do prefeito Adiló Didomenico), fora dele e desfaça os atos que já praticou, em especial em relação ao pedido de cassação da presidente da Câmara Municipal".
A petição também tentou impedir Fabris "de apresentar qualquer outra pretensão extrajudicial contra quem quer que seja fundando no objeto litigioso deste processo, fixando-lhe multa diária em caso de descumprimento".
Na sessão desta terça, quatro vereadores declararam os respectivos votos. A vereadora Rose Frigeri (PT) considerou a peça de Fabris muito bem instruída, mas ponderou que o instrumento do impeachment seria muito pesado. O vereador Lucas Caregnato (PT) afirmou que não relativiza a democracia.
Para o vereador Rafael Bueno (PDT), o documento tem procedência, pois, na ótica dele, a Câmara cometeu erros jurídicos na plenária de 12 de janeiro passado.
Conforme o vereador Lucas Diel (PRD), a presidente Marisol não incorreu em quebra de decoro parlamentar.
Leia mais:
MEC tem "boa impressão" do campus 8 para sede da UFRGS na Serra
Prefeito de Farroupilha será investigado por sugerir guilhotina a ministro do STF
Prefeito irá determinar a instalação de semáforos no acesso a Forqueta, na RS-122, em Caxias
Ex-vice-prefeito de Caxias pede nova cassação do mandato de Marisol Santos
Ex-presidente da República defende sistema semipresidencialista na CIC, em Caxias
Tags:
Política por unanimidade arquivada denúncia presidência Câmara de Vereadores Marisol Santos Caxias do Sul