Siga nossas redes sociais
Logotipo - Arquitetos apresentam o projeto Cidadela Maesa no Campus 8, em Caxias | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Arquitetos apresentam o projeto Cidadela Maesa no Campus 8, em Caxias | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter
  • serra-em-pauta_desktop-970x250_teste.png

Patrimônio histórico

Arquitetos apresentam o projeto Cidadela Maesa no Campus 8, em Caxias

Evento ocorre nesta quinta-feira, a partir das 19h45min

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

André Tajes/Banco de dados/Serra em Pauta
Foto Principal - Notícia

O Campus 8 da Universidade de Caxias do Sul (UCS) recebe a palestra que apresenta o projeto Cidadela Maesa, resultado do Plano Geral de ocupação para Maesa e que foi publicado em livro através de recursos do Financiarte. O evento ocorre nesta quinta-feira (7), a partir das 19h45min, no Auditório Marelli.

>>>> Acesse a lista de transmissão no WhataApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.

A palestra irá apresentar os principais conceitos de restauro para preservação do bem e as premissas para sua reabilitação levando em consideração as cartas patrimoniais e as teorias do restauro. Apesar de abordar principalmente a reabilitação do conjunto, o projeto será apresentado de forma muito ilustrativa para facilitar a compreensão de todos os públicos.

Os arquitetos Lucas Fehr, Lucas Volpatto e Taísa Festugato, autores da proposta e do livro explicarão os conceitos e as soluções propostas para o complexo industrial tombado ser reutilizado valorizando sua memória e garantindo sua manutenção no futuro.

Fehr e Volpatto, integrantes da equipe do escritório Vazquez Arquitetos, estarão na cidade especialmente para o evento. Fehr vive em São Paulo, onde é coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da Mackenzie, é doutor pela USP e vencedor de diversos concursos nacionais e internacionais de arquitetura entre eles o Museu da Memória do Chile e o Teatro Castro Alves na Bahia.

Volpatto trabalha em Porto Alegre, é mestre em Arquitetura e Urbanismo e especialista em Gestão e Prática de Obras de Conservação e Restauro do Patrimônio Edificado. Taísa é sócia do Vazquez Arquitetos, mestre em Teoria, História e Critica de Arquitetura com especialização em Patrimônio Arquitetônico na Universidade do Porto em Portugal.

"Cidadela Maesa, patrimônio industrial de Caxias do Sul" foi lançado na Feira do Livro deste ano e deriva de um extenso trabalho realizado pelo Vazquez Arquitetos, com mais de 4000 horas técnicas de trabalho desenvolvidas para Plano Geral da Maesa, trazendo agora referências deste trabalho para o acesso do público.

A obra aborda o legado histórico, a memória industrial, e os aspectos arquitetônicos que fazem da Maesa um bem único. Além de discutir sua preservação, sugere possibilidades de reabilitação para uso comunitário, enriquecido por fotografias e textos de diversos arquitetos e também do escritor José Clemente Pozenato.

O livro apresenta ainda uma perspectiva de aprofundamento sobre a relevância e importância desse patrimônio para Caxias do Sul e a região.

Para o evento, será disponibilizado um número limitado de exemplares aos interessados que se inscrevem em formulário no link.

Leia mais:
Câmara de Vereadores de Caxias entrega o Prêmio Servidor Público Cidadão
Codeca recebe fresadora de asfalto para obras em Caxias do Sul

Artigo - Performance e conexão com o futuro: como o Porto de Arroio do Sal e o Aeroporto de Vila Oliva podem transformar a Serra Gaúcha
Caxias prorroga decreto de calamidade pública até o final do ano
Prefeitura de Caxias publica novo edital de licitação da telemedicina

Tags:

Geral patrimônio histórico arquitetos apresentam Cidadela Maesa Campus 8 Caxias do Sul