A matéria do Executivo seguirá para a sanção do prefeito Adiló Didomenico
redacao@serraempauta.com
26.05.2021 - 18h42min
A Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, aprovou na terça-feira (25), por unanimidade, o projeto de lei complementar que organiza a previdência social dos servidores públicos municipais. A matéria é de autoria do Executivo municipal. A medida estipula uma sequência de índices de contribuição complementar, pelos próximos 35 anos, a fim de manter a saúde financeira do regime previdenciário (sistema que paga aposentadorias). O texto seguirá para a sanção do prefeito Adiló Didomenico.
O custo suplementar da Prefeitura com a previdência dos servidores, dentro da avaliação atual, atenderá a este plano de amortização: o Executivo contribuirá com mais 42,04%, em 2021 e 2022, e com mais 66,07%, de 2023 a 2055.
Hoje, o custeio normal previdenciário estipula um desconto percentual de 16,92% para o município e de 14% para os funcionários (segurados). Os índices são calculados sobre cada folha de pagamento.
Ano passado, esse pagamento suplementar, pelo ente público, era de 28,04%. A partir deste ano de 2021, ao passar para 42,04, juntando com este mesmo índice em 2022, será gerado o impacto de R$ 380 milhões aos cofres públicos devido ao aporte.
Na votação de terça, o vereador Maurício Scalco (Novo) defendeu reformas administrativa e previdenciária, a fim de garantir mais recursos a políticas públicas.
Para o líder do governo municipal na Casa, vereador Olmir Cadore (PSDB), o projeto recém-aprovado demonstrou a responsabilidade do Executivo com relação à pauta.
Leia também:
Justiça do Trabalho de Caxias do Sul promove fórum sobre equidade racial
Prefeitura e Câmara de Bento vão revogar aumento de salários de servidores, vereadores e CCs
Organizador de festa clandestina terá multa de R$ 1,8 mil, em Caxias
Tenda é reativada após aumento de casos suspeitos de covid-19, em Caxias
Tags:
Executivo Prefeitura de Caxias do Sul alíquotas previdência social servidores públicos municipais Caxias do Sul