A rainha Lizandra Mello Chinali e as princesas Eduarda Ruzzarin Menezes e Letícia de Carvalho realizaram neste sábado um passeio pela cidade
redacao@serraempauta.com
25.11.2023 - 20h00min
A corte da Festa Nacional da Uva 2024 já está desfilando com seus trajes oficiais. Após apresentação dos vestidos para a comunidade durante um passeio por Caxias do Sul neste sábado (25), a rainha Lizandra Mello Chinali e as princesas Eduarda Ruzzarin Menezes e Letícia de Carvalho passam a vestir as tradicionais peças, um dos principais artifícios de divulgação da Festa durante o reinado.
Concebidos pela figurinista e pesquisadora Véra Stedile Zattera, que assina pela quarta vez a criação para o trio eleito, os trajes sustentam bordados e rendas trazendo referências de cores e inspiração em vestes oficiais de edições anteriores, simbolizando a tradicional história da Festa. Os trajes foram construídos com tecidos nobres e confeccionados pelo atelier Francine e Edite Scariott, com bordados pela Bordatex e rebordados por Marilena Adami.
O vestido oficial de Lizandra foi inspirado nas indumentárias das rainhas Odila Zatti (1934) e Helena Robinson (1961), guiado pelo uso corriqueiro do corpete, como nas roupas tradicionais da Itália meridional, principalmente nas localidades de Palermo e na zona Central, no Lazio, em Piana dei Greci e Castel Madama. O traje oficial recebeu babados de rendas na cor branca e uma sobressaia na cor preta, a qual apresenta ramos de uvas bordados nas cores cobre e ouro, e rebordados à mão com pedrarias coloridas. O corpete é finalizado por um cinto de metal com uma fivela, fundida pela Chic Line, que reporta ao brasão utilizado no cartaz da Festa.
Já os trajes de Eduarda e Letícia homenageiam o conjunto utilizado pela princesa Henriette Vaccari (2000), estampados com elementos de cachos de uvas e suas ramagens nas saias, homenageando a própria Festa e o início do plantio das vinhas executado pelos colonos imigrantes. Ainda, foram utilizados adereços diversos, que evitaram um maior uso de bordados. A predominância da cor laranja remete à luz solar. Pela primeira vez, o vestido de uma princesa é utilizado como fonte de inspiração.
De acordo com a diretora da Comissão Social da Festa da Uva, Eloisa Tondo, a tradição da corte utilizar trajes oficiais em seus compromissos vem desde sua primeira edição, em 1933, que teve Adélia Eberle como rainha.
"Os trajes oficiais simbolizam o legado da Festa. O encantamento, a magia e a tradição se unem quando a rainha e as princesas passam a vesti-los", observa.
A 34ª edição da Festa Nacional da Uva será realizada entre os dias 15 de fevereiro a 3 de março de 2024, no Parque de Eventos da Festa da Uva, em Caxias.
Leia mais:
Mérito Gigia Bandera destaca histórias de sucesso na indústria
Caxias do Sul Basquete perde para Franca, em São Paulo
Grupo de Cordas da UCS se apresenta no Recreio da Juventude, em Caxias
Gilberto Boscato é reeleito presidente do Centro Empresarial de Flores
Região do Cidade Nova apresenta demandas à Prefeitura de Caxias
Tags:
Vestimentas oficiais apresentados trajes rainha princesas Festa da Uva Lizandra Mello Chinali Eduarda Ruzzarin Menezes Letícia de Carvalho Caxias do Sul