Siga nossas redes sociais
Logotipo - Aprendizes com deficiência ganham oportunidade no serviço público em Caxias | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Aprendizes com deficiência ganham oportunidade no serviço público em Caxias | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter
  • serra-em-pauta_desktop-970x250_teste.png

Ser Jovem Cidadão

Aprendizes com deficiência ganham oportunidade no serviço público em Caxias

Jovens em situação de acolhimento iniciaram atividades práticas nesta segunda-feira

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

Daniela Xu/Divulgação
Foto Principal - Notícia

O Programa Ser Jovem Cidadão entrou na etapa de atividades práticas da segunda turma na semana passada. A novidade, desta vez, é que a iniciativa está dedicada ao atendimento de 11 jovens aprendizes com idades entre 15 e 24 anos, que possuem deficiência e estão em situação de acolhimento no Município.

Parte do grupo atuará na própria rede de assistência social coordenada pela Fundação de Assistência Social e outro grupo ficará lotado em postos da Secretaria Municipal de Recursos Humanos e Logísticas, no Centro Administrativo Municipal.

"Os aprendizes cumprirão tarefas administrativas e também de atendimento ao público. Nada que esteja fora do alcance deles. Pelo contrário. Serão dadas todas as condições para que aproveitem esta oportunidade de evolução pessoal e profissional. A expectativa é de que o resultado seja o melhor possível, com a abertura de novos horizontes para todos", afirma a diretora de Proteção Social Especial de Alta Complexidade da FAS, Franciele Roso.

A parte teórica do processo já foi cumprida no Senac, onde a turma frequentou um curso técnico profissionalizante para atividades administrativas. Agora, no momento de pôr o conhecimento em prática, todos os participantes terão um servidor de referência no acompanhamento.

"É um grupo que vem de situações de inúmeras vulnerabilidades e agradecemos pelos parceiros que se engajaram nesta ideia, porque certamente darão enorme contribuição para melhorar as condições de vida atuais e futuras de todos os envolvidos", acrescenta Franciele.

O programa criado pela FAS, já na primeira edição tornou-se referência no Estado. A proposta contempla adolescentes e jovens adultos que cumprirão as horas práticas da formação técnica profissional, alternando com as teóricas, dentro do poder público. O ciclo completo tem duração aproximada de um ano.

Em março de 2022, os aprendizes formados pela primeira turma receberam seus diplomas diretamente das mãos do prefeito Adiló Didomenico (PSDB), depois de concluir sua etapa de desenvolvimento.

"A primeira turma foi um grande sucesso. Vimos esses jovens saírem transformados daqui. Olhando no rosto das pessoas, andando de cabeça erguida, com uma postura completamente diferente de quando entraram. É uma experiência extremamente gratificante para quem pode testemunhar esse crescimento", finaliza Adiló.

A iniciativa piloto doi desenvolvida pela FAS, em conjunto com Senac, Superintendência Regional do Trabalho e nesta edição, a empresa Rede de Postos SIM.

Leia mais:
Codeca contabiliza 70 contêineres amarelos incendiados neste ano em Caxias
PSDB de Caxias realiza evento de filiação partidária
Ponto da Safra no Bairro Vila Ipê, em Caxias, é aprovado por feirantes e consumidores
Visate recebe Prêmio Despoluir pelo sétimo ano consecutivo
Comunidade da 6ª Légua, em Caxias, comemora a chegada da água encanada

Tags:

Programa Ser Jovem Cidadão aprendizes deficiência situação de acolhimento ganham oportunidade serviço público Caxias do Sul