A ideia é buscar alternativa viável para garantir a continuidade das atividades da entidade
redacao@serraempauta.com
06.11.2024 - 17h39min
Após 10 anos, o Instituto de Leitura Quindim recebeu uma notificação para deixar sua sede localizada no Pátio Eberle, na Rua Sinimbu, no Centro de Caxias do Sul. Na segunda-feira (4), o presidente da entidade, Volnei Canonica, tornou público a decisão de fechar as portas ao publicar um vídeo nas redes sociais.
Segundo o presidente do Quindim, o locatário deu prazo de desocupação até o dia 30 de novembro. Ele conta que foram realizadas tentativas de contato por e-mail para saber do motivo desta desocupação e o retorno foi:
"A GCI realmente precisa fazer a retomada do imóvel. Espero que entendam e acatem ao prazo estabelecido na notificação para desocupação."
Nesta terça (5), o acervo de livros começou a ser encaixotado dando início a desocupação do espaço. A Biblioteca Quindim atende 1,3 mil famílias com empréstimos de livros, e já impactou mais de 63 mil pessoas presencialmente e 40 mil de maneira on-line com alguma ação.
A secretária da Cultura, Cristina Nora Calcagnotto, se reuniu nesta terça, com Canonica e a coordenadora do Atelier, Priscila Weber, para discutir a possibilidade de uma parceria entre o poder público e o Instituto, para garantir a continuidade de suas atividades. Os representantes do Instituto manifestaram interesse em firmar parceria com a administração municipal.
De acordo com a secretária Cristina, a proposta de parceria reforça os valores e propósitos da Secretaria da Cultura, ao alinhar o trabalho da entidade ao da pasta.
"Após a sinalização de interesse pelas duas partes, vamos verificar locais possíveis e o instrumento jurídico adequado para a formalização da parceria", destacou Cristina, que enfatizou a importância da atuação complementar entre setores públicos e privados para o fortalecimento das políticas culturais voltadas à cultura.
Por determinação do prefeito Adiló Didomenico (PSDB), a Secretaria da Cultura foi orientada a fazer o possível para encontrar uma solução jurídica que viabilize o acordo. De autoria da então vereadora Denise Pessôa (PT), o Instituto de Leitura Quindim foi declarado de utilidade pública pelo prefeito Flávio Cassina, em 2020.
A possibilidade de parceria passará pela análise e aval da Procuradoria-Geral do Município, que avaliará o instrumento jurídico adequado para viabilizar essa cooperação.
O Instituto Quindim realiza neste sabado (9), das 14h às 17h, o Doce Novembro, evento voltado para crianças com diabetes do tipo 1 e realizado em parceria com o grupo de pais Gotas de Vida. Esse será o último evento na atual sede. As demais atividades previstas para os meses de novembro e dezembro estão canceladas.
Leia mais:
Ella Lidera de Caxias do Sul oferece 17 palestras e painéis inspiradores
Prefeitura de Caxias inicia pavimentação do último trecho da Estrada Velha
Câmara de Caxias define integrantes e presidência da CPI dos Serviços Funerários
Prefeitura de Caxias do Sul divulga o turismo na Festuris, em Gramado
Na primeira partida no Rio, Caxias do Sul Basquete perde para o Flamengo
Tags:
Cultura em busca de espaço notificação desocupar sede Instituto de Leitura Quindim recebe apoio Prefeitura de Caxias do Sul Caxias do Sul