Siga nossas redes sociais
Logotipo - Após furtos de monumentos, vereadores cobram ações do prefeito de Caxias | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Após furtos de monumentos, vereadores cobram ações do prefeito de Caxias | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter
  • serra-em-pauta_desktop-970x250_teste.png

Legislativo

Após furtos de monumentos, vereadores cobram ações do prefeito de Caxias

Parlamentares pediram cuidados com o patrimônio histórico e reforço do efetivo da Guarda Municipal

Colunista - André Tajes

andre.tajes@serraempauta.com

Bruna Giusti/Divulgação
Foto Principal - Notícia

Os vereadores Felipe Gremelmaier (MDB) e Alexandre Bortoluz (PP), realizaram na sessão desta terça-feira (31), manifestações de cobrança ao governo do prefeito Adiló Didomenico (PSDB), na área da segurança e da proteção ao patrimônio histórico.

O emedebista exigiu uma ação do governo municipal para a preservação do patrimônio histórico da cidade. Nos últimos dias, foram furtados o busto e as placas do monumento em homenagem ao patrono do Exército Brasileiro, Duque de Caxias, que estava localizado na Praça Dante Alighieri. As placas do Monumento à Itália, localizado na Praça João Pessoa, no bairro São Pelegrino, também foram furtadas.

Gremelmaier sugeriu que Adiló reúna as secretarias do Planejamento, Cultura, Segurança Pública e Proteção Social e Turismo para planejar uma ação conjunta para o combate ao vandalismo.

"Está mais do que na hora de uma ação forte do Município, porque é inacreditável que roubem o busto do Duque de Caxias daquele tamanho que era e ninguém viu nada", ressalta.

Para a recuperação do patrimônio histórico, Gremelmaier indicou que a administração municipal conheça o trabalho de recuperação do Centro Histórico de Porto Alegre, conduzido pelo prefeito Sebastião Melo (MDB).

"Está na hora do governo se posicionar, porque o governo não é de um deputado só, o governo é da cidade de Caxias do Sul", disse o emedebista em uma referência ao deputado estadual, Neri, O Carteiro (Solidariedade), principal avalista do Governo Adiló.

Aumento de efetivo

O vereador Alexandre Bortoluz, aproveitou o embalo das cobranças de Gremelmaier e reivindicou o retorno do ônibus de videomonitoramento da Guarda Municipal (GM) para a Praça Dante. O progressista cobrou ainda o aumento de efetivo da GM.

"Quero alertar aqui é que eu prestei atenção na questão da LDO. Tem a previsão de chamamento de 40 guardas. Ano passado, tinha em torno de 180 guardas. A Guarda Municipal, semana passada estive lá, tem em torno de 140 e poucos. Ou seja, do final do ano passado para cá já diminuiu quase 40. A previsão é de 40. Por que não aumentar a previsão para pelo menos 50?", questionou.

Segundo Bortoluz, cidades menores têm efetivo maior do que o da Guarda Municipal de Caxias do Sul, a segunda maior cidade do Estado.

O progressista cobrou ainda a reforma do Museu dos Ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira na II Guerra Mundial (FEB), localizado na Rua Visconde de Pelotas, 249. Ele lamentou o estado de abandonoa e disse que um grupo de empresários estão interessados em realizar a reforma do Museu sem custo para o Município.

"Está jogado às traças, abandonado. Está uma vergonha, uma vergonha. A casa está abandonada, o museu está abandonado. É uma vergonha para Caxias do Sul. Enquanto isso, Gramado vai inaugurar o maior museu da América Latina da Força Expedicionária Brasileira", criticou o progressista.

Leia também:
Câmara de Caxias aprova aumento da taxa de iluminação pública
Caxias realiza drive-thru para segunda dose de AstraZeneca e Coronavac
Frente Parlamentar do Tradicionalismo Gaúcho projeta a construção de parque rural em Caxias
Maurício Marcon recebe seis convites para nova filiação partidária
Frente Parlamentar entrega 11 propostas para o plano de concessões das rodovias ao governador

Tags:

Legislativo Câmara de vereadores de Caxias do Sul Felipe Gremelmaier Alexandre Bortoluz ações segurança Adiló Didomenico Caxias do Sul