Durante sua vigência, 730 notificações e um auto de infração foram lavrados
redacao@serraempauta.com
09.05.2022 - 08h53min
Após registrar um alto volume de chuvas na semana passada, o que possibilitou a recuperação dos níveis das barragens de Caxias do Sul, o decreto municipal, que racionalizava o uso da água apenas para fins essenciais, foi revogado na sexta-feira (6). Durante sua vigência, 730 notificações e um auto de infração foram lavrados.
Leia mais:
Samae registra primeira multa por uso indevido de água potável em Caxias
Prefeitura de Caxias publica decreto com restrições para uso da água tratada
Nas medições realizadas pelo Samae nos dias 4 e 5 de maio as represas apresentaram: Maestra com nível 0,00 e percentual de 100%; Faxinal com nível -1,76 e percentual de 83,06%; Complexo Dal Bó, com nível -0,51 e percentual de 89,19%; Marrecas com – 1,45 e percentual de 91,24%; e Samuara com nível 0,00 e percentual de 100%.
Conforme o diretor-presidente da autarquia, Gilberto Meletti (PTB), o volume de precipitação registrado nos últimos dias trouxe reflexos positivos nas condições de disponibilidade hídrica dos mananciais.
"Os reservatórios apresentaram uma boa recuperação, o que possibilitou a revogação do decreto que estava vigente desde 25 de janeiro deste ano. Durante esse período, 730 notificações e um auto de infração foi lavrado", contabiliza.
Meletti também classifica a campanha de conscientização ambiental lançada pelo Samae, intitulada de "Cada Gota Importa" como um sucesso, uma vez que a população entendeu o momento vivenciado e, realmente, fechou as torneiras.
"O decreto foi revogado mas a população deve seguir economizando, afinal a água é um bem finito", finaliza.
Leia também:
Caxias chega a cinco casos de dengue autóctones e 14 importados
Agência do Sine está em novo endereço em Caxias do Sul
Ações de relacionamento estimulam presença de visitantes na ExpoBento e na Fenavinho
Museu de Ciências Naturais e UCS Aquarium retomam visitação
Percentual de inadimplência no Funcap passa de 71% em Caxias
Tags:
Geral Samae decreto revogado restrições uso água tratada estiagem barragens níveis recuperados Caxias do Sul