Saúde estima que é preciso vacinar cerca de 20 mil pessoas para alcançar 90% da população imunizada
redacao@serraempauta.com
26.11.2021 - 09h58min
A Secretaria da Saúde anunciou novas medidas para ampliar a população vacinada contra a covid-19 e reforçou, mais uma vez, que a população procure os postos para tomar as doses. As ações foram divulgadas nesta quinta-feira (25) em coletiva de imprensa realizada no salão nobre e conduzida pelo prefeito Adiló Didomenico (PSDB), pela secretária da Saúde, Daniele Meneguzzi, e pela diretora da Vigilância em Saúde, Juliana Argenta Calloni. Atualmente, Caxias do Sul possui 62,89% da população com a imunização completa.
Conforme a estimativa da Secretaria da Saúde é preciso que cerca de 20 mil caxienses ainda busquem a primeira dose e, posteriormente, após o intervalo necessário, completem o esquema para que Caxias do Sul alcance os 90% necessários para que não haja a exigência do comprovante de vacina.
Daniele anunciou as novas medidas como a parceria com farmácias que farão a aplicação de vacinas (destacando que o imunizante seguirá sendo gratuito e fornecido pelo SUS, já que as farmácias farão apenas a aplicação); o "Vacimóvel", uma unidade móvel da Secretaria da Saúde que percorrerá bairros onde há baixa adesão à vacina e fará o chamamento da população com megafone e que já fará a aplicação das doses; manutenção de pontos de vacinação durante todos os dias da Feira do Livro (apenas com exceção do dia 29/11) e a comunicação com sindicatos patronais e entidades de classe para solicitar o apoio e estímulo para que funcionários e sócios procurem a vacina ou sejam liberados para procurarem as unidades de saúde.
"O retorno tem sido baixo diante do grande esforço que está sendo feito. Mas vamos continuar perseverantes, não vamos desistir de lutar para conquistar os 90% com o esquema vacinal completo. Hoje não há mais espaço para dúvida, pois a vacina se mostra muito eficiente. Fazer a vacina é demonstrar um sentimento de humanidade e fraternidade com o próximo", ressaltou Adiló.
Daniele listou algumas das ações adotadas pela Secretaria até o momento como a campanha em escolas que, por exemplo, mobilizou cerca de 80 profissionais, entre enfermeiros, técnicos em enfermagem, equipe da Vigilância Epidemiológica na retaguarda e motoristas e vacinou 307 adolescentes em 19 escolas, que apresentaram autorização dos pais ou tinham mais de 15 anos (média de apenas 16 doses por escola).
Outro ponto destacado é que as ações aos finais de semana têm apresentado adesão abaixo do esperado. Daniele também agradeceu pelo empenho do Sesi e demais parceiros, que até o dia 23 de novembro aplicaram mais de 43 mil doses.
Leia também:
Marijane Paese será a primeira mulher a presidir o CIC de Bento Gonçalves
Prefeitura de Bento apresenta projeto de incentivo a produção de uvas em espaldeiras
Prefeitura de Flores promove concurso de arquitetura para requalificação da Avenida 25 de Julho
Exposição Guardiãs da Terra terá apresentação oficial nesta quinta-feira
Campanha 16 Dias Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres segue até dezembro em Caxias
Tags:
Executivo Prefeitura de Caxias do Sul novas ações ampliar vacinação vacina covid-19 coronavírus Caxias do Sul