Siga nossas redes sociais
Logotipo - Ampliado em 300% atendimentos a alunos com transtornos de aprendizagem e altas habilidades em Caxias | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Ampliado em 300% atendimentos a alunos com transtornos de aprendizagem e altas habilidades em Caxias | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter

Educação

Ampliado em 300% atendimentos a alunos com transtornos de aprendizagem e altas habilidades em Caxias

Serviço também atende estudantes estrangeiros e pais e responsáveis de estudantes de escolas municipais

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

Ícaro de Campos/Divulgação
Foto Principal - Notícia

O Centro Multiprofissional de Apoio à Aprendizagem Escolar (Cemape) completou dois meses na semana passada com um aumento de 305% no número de atendimentos de estudantes da rede municipal de ensino de Caxias do Sul. A iniciativa é da Secretaria da Educação.

Acesse a lista de transmissão no WhataApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.

Inicialmente, o serviço atendeu 135 estudantes, totalizando 405 atendimentos prestados semanalmente. Diante do significativo aumento de mais 277 alunos, hoje são prestados ao todo 1.236 atendimentos semanais. Este total engloba os 412 estudantes e seus pais e ou responsáveis.

O atendimento no Cemape está direcionado aos estudantes com transtornos de aprendizagem, com altas habilidades, superdotação e estrangeiros com dificuldades no processo educativo em um ambiente educacional inclusivo e acolhedor.

No último dia 5 de agosto, o espaço passou a contar com mais uma sala para atendimento aos estudantes com altas habilidades e superdotação. Na semana passada, iniciaram os atendimentos a 44 estudantes com esta condição, visando oportunizar enriquecimento curricular.

Já o atendimento aos estudantes estrangeiros é um serviço de apoio à inclusão e adaptação destes alunos, por meio de estratégias que contribuam para o aprendizado da língua e do que é proposto e necessárias ao saber acadêmico sistematizado nos currículos e propostas pedagógicas das instituições de ensino.

A criação do Centro se deu pela crescente demanda de atendimentos pedagógicos com estratégias específicas aos estudantes com dificuldades de aprendizagem, acolhimento e orientação às necessidades de seus familiares (pais/responsáveis) e professores.

As equipes são compostas por profissionais das áreas de Atendimento Educacional Especializado (AEE), psicopedagogia, fonoaudiologia e psicomotricidade, dedicados a oferecer suporte abrangente específico às necessidades dos estudantes. O objetivo do Cemape é promover aprendizagens significativas e fomentar o desenvolvimento pleno dos potenciais individuais, contribuindo assim para a inclusão social.

A titular da Secretaria da Educação, Flávia Vergani, ressalta que o atendimento compreende uma abordagem integrativa que visa compreender e intervir nas dificuldades de aprendizagem e desenvolvimento dos indivíduos a partir de múltiplas dimensões: biológica, psicológica e pedagógica.

"Esse modelo busca promover uma visão abrangente das necessidades e potencialidades do aluno, reconhecendo que aspectos físicos, emocionais e educacionais estão interligados e influenciam o processo de aprendizagem. Desta forma, buscamos garantir que cada estudante alcance seu máximo potencial, causando um impacto positivo e duradouro em nossa comunidade", reforça a secretária da Educação, Flávia Vergani.

Também são público-alvo do Centro, pais e/ou responsáveis dos estudantes atendidos e professores das escolas que frequentam, com o intuito de construir, de forma coletiva, melhorias na qualidade do processo educacional destes indivíduos e auxiliar os docentes nas abordagens pedagógicas personalizadas para lidar com as peculiaridades de como os transtornos de aprendizagem se manifestam no contexto escolar.

O acompanhamento dos estudantes incide na análise individual de suas dificuldades, potencialidades visando a exaltação dos aspectos positivos como forma de motivação, prestar acolhimento e escuta atenta a todos.

"A metodologia envolve o uso de jogos, leitura e literaturas diversas, exercícios de expressividade, jogo simbólico, desenvolvimento do raciocínio lógico matemático, desenvolvimento fonoaudiológico, exercícios para desenvolver memorização, atenção, foco, dentre outras inúmeras habilidades importantes para o desenvolvimento integral destes estudantes, nas esferas social, psicológica, cognitiva e física", explica a coordenadora do Centro, Tatiana Vergani.

O Centro também propicia momentos de fala e escuta entre os pais destes estudantes, que relatam sentirem-se acolhidos em suas aflições, dúvidas e dificuldades enfrentadas no cotidiano.

"Os relatos dos pais e responsáveis são positivos acerca das propostas do Centro, por isso o espaço segue se adequando para ampliar o atendimento aos familiares, proporcionando-lhes o diálogo em grupos, com apoio, reconhecimento e orientação coletiva e/ou individualizada do profissional psicoterapeuta", conta a coordenadora.

O Cemape fica na Rua Vinte de Setembro, esquina com a Garibaldi, no centro de Caxias.

Leia mais:
Confira como foi o primeiro debate com candidatos à Prefeitura de Caxias do Sul

Exposição traz a magia da Índia para Caxias do Sul
Concluído reparos na ponte entre Caxias do Sul e Nova Petrópolis, em Santa Lúcia do Piaí
Cafeteria no Prataviera Shopping, em Caxias, reabre em área de 55 m²
Primeira escola infantil do interior de Caxias iniciou atividades na quarta-feira

Tags:

Geral educação ampliado 300% atendimentos alunos transtornos aprendizagem altas habilidades estrangeiros Caxias do Sul Secretaria da Educação