Serviço de média complexidade que presta suporte para a Atenção Primária em Saúde
redacao@serraempauta.com
17.09.2024 - 11h01min
O Ambulatório de Ginecologia Referenciada, no Centro Especializado de Saúde (CES), completa seis meses de funcionamento neste mês de setembro e já ofertou cerca de 900 atendimentos (entre consultas e procedimentos) para pacientes que precisam de atendimento ginecológico especializado.
O espaço trata-se de um serviço de média complexidade que presta suporte para a Atenção Primária em Saúde, em especial aos médicos de Estratégia Saúde da Família (ESF). Na prática, esse serviço tem ajudado as pacientes a terem situações de saúde sanadas a nível ambulatorial, sem a necessidade de encaminhamento para serviços terceirizados ou cirurgias.
O serviço atende casos encaminhados pelas UBSs e realiza atendimento ambulatorial no próprio CES, este na estrutura do Ambulatório de Pequenas Cirurgias. O Ambulatório de Ginecologia Referenciada acolhe casos como sangramento contínuo e outros. O ginecologista e obstetra também realiza procedimentos como retirada de DIU, biópsias e outros.
Conforme a avaliação do profissional de acordo com a complexidade do caso, a paciente pode ser referenciada para atendimento hospitalar, mas em muitas situações a resolução ocorre a nível ambulatorial. Com os atendimentos clínicos e procedimentos realizados no ambulatório, é possível solucionar a situação clínica da paciente em menos tempo, evitando o risco de agravamento do quadro ou a necessidade de encaminhamento para outro serviço.
O Ambulatório de Ginecologia Referenciada dá suporte à Diretoria de Saúde da Mulher, também por meio de capacitações técnicas para os médicos da rede. Em paralelo com o Ambulatório de Ginecologia Referenciada, desde fevereiro de 2022 funciona no CES o Ambulatório Municipal de Gestação de Alto Risco.
A saúde da mulher conta ainda com a realização de mamografias e de ecografias mamárias, todas com os resultados 100% acompanhados. Em 2021 foram 11,5 mil mamografias realizadas e, em 2023, 13,9 mil; em 2021 foram 3,1 mil ecografias mamárias realizadas e, em 2023, 3,4 mil. Todas as usuárias com exames suspeitos são acompanhadas.
Leia mais:
Meio Ambiente promove o plantio de mudas em parques de Caxias do Sul
Mão Amiga festeja 15 anos com marca renovada
Secretario do Turismo aposta na integração regional do setor em Caxias do Sul
Liberada passagem em ponte provisória no interior de Vila Cristina, em Caxias
Instaladas seis estações meteorológicas nos pórticos de pedágio no Caí e Serra
Tags:
Geral saúde da mulher Ambulatório de Ginecologia Referenciada completa seis meses Caxias do Sul