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Resultados na prática

Alunos da rede municipal de Caxias tem auxílio da equoterapia

Serviço supervisionado pela Secretaria da Educação já atendeu mais de 600 crianças com deficiências em oito anos

Colunista - Redação

Redação

redacao@serraempauta.com
05.08.2023 - 11h00min

Lucas Munaretti/Divulgação
Foto Principal - Notícia

Mais de 600 crianças e estudantes da rede municipal de ensino de Caxias com deficiência já foram beneficiados com o serviço de equoterapia em Caxias do Sul. Atualmente, 60 alunos são atendidos em um espaço instalado no Bairro São Virgílio. Há oito anos, a terapia é oferecida gratuitamente pela Secretaria Municipal da Educação (Smed). Na próxima quarta-feira (9) é celebrada o Dia Nacional da Equoterapia.

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As sessões são realizadas individualmente, em grupos de oito a 10 crianças e estudantes em cada turno. Uma equipe multidisciplinar de profissionais fisioterapeutas, psicólogos, pedagogos e condutores de cavalos experientes acompanha todo o trabalho. A Smed disponibiliza transporte partindo do centro da cidade para aquelas famílias que não têm condições de se deslocar até o local.

Independentemente das condições meteorológicas, os encontros ocorrem todas as segundas, terças e quintas-feiras, em ambos os turnos, e na quarta-feira apenas pela manhã. Para se candidatar a uma vaga na terapia, é necessário encaminhamento da escola e laudo médico – todas as informações e orientações são prestadas pelo Atendimento Educacional Especializado (AEE) de cada escola.

Com a documentação em dia, a equipe multiprofissional da Smed fica responsável pela organização e monitoramento do serviço, que funciona em paralelo ao período letivo. Como a demanda costuma ser alta, o atendimento pode ser dividido em até duas turmas de 60 participantes, uma em cada semestre.

"Conseguimos ver na prática os resultados, a melhora na postura, no tônus muscular, na própria socialização e comportamento, na maior autonomia das crianças e estudantes, além de ver o prazer nos olhos deles. Houve uma situação, em que uma criança precisava fazer uma cirurgia na coluna e depois da equoterapia não foi mais necessário. É muito comum eles aderirem ao atendimento e não quererem parar. São estes retornos que fazem toda a diferença para nós", afirma a assessora pedagógica de Atendimento Educacional Especializado (AEE) da Smed, Juliana Zamboni.

A equipe de responsáveis pela organização do serviço de equoterapia na Secretaria se completa com o psicólogo Cassiano Camerin e a assistente social Eliete Leal, além da própria Juliana.

Prática com múltiplos benefícios

Cada sessão de atendimento tem duração de 30 minutos, como recomendado pela Associação Nacional de Equoterapia, e trabalha com as crianças e estudantes desde a chegada até a saída. A terapia para os alunos com deficiência começa sobre uma rampa, onde, com o auxílio dos instrutores, eles aprendem a montar com calma no cavalo. A partir daí, o percurso varia. É possível percorrer duas trilhas externas e o espaço interno, onde, nas paredes estão espalhadas atividades que estimulam o desenvolvimento intelectual da garotada, como o alfabeto e os números. Toda a terapia é realizada em cima do cavalo, para estimular principalmente a coordenação motora.

Quem tem familiaridade com o processo acumula relatos sobre os benefícios que a prática com os equinos traz às crianças e jovens. Paciência e tempo se revelam os grandes aliados para, por exemplo, aprender a subir no cavalo de maneira correta e com tranquilidade. Também se verificam progressos em coordenação e atenção e na habilidade de medir e controlar a força e a postura, além de relaxar e aproveitar o momento de recreação.

"Além dos resultados que já se espera, várias famílias vêm me relatar depois de um tempo que o comportamento da criança melhorou bastante em relação aos animais domésticos, porque ela aprendeu a lidar com calma com eles aqui. O funcionamento do intestino e a regulação do sono também, são resultados que a gente não imagina que possam sair através desta terapia, mas que às vezes acontecem e é maravilhoso", destaca a fundadora e coordenadora do espaço há 11 anos, Iara Rosane Anzanello.

Até acordar cedo fica bom

Lucas Teixeira Rodrigues, pai do Mateus, de sete anos, conta que o filho se encantou pela equoterapia em menos de um mês de atividade. Além de melhorar o foco, ajudou a facilitar a maneira como ele lida com a própria rotina.

"Na primeira vez que ele veio, não tinha medo do cavalo e sim, da altura. Agora ele já está bem acostumado e adora a terapia. Tanto que acorda na manhã de terça já sabendo o motivo de levantar cedo naquele dia. Ele não se importa de acordar mais cedo se for para ter seu momento de diversão com os cavalos", revela o pai do estudante do turno da tarde da Escola Municipal de Ensino Fundamental Alberto Pasqualini.

Já o Heitor, de apenas três anos, agregou a equoterapia a outros seis tipos de terapia para auxiliar no Transtorno de Espectro Autista (TEA), além de frequentar as aulas na Escola de Educação Infantil Maria Angélica. A mãe, Karina Schmitz Macchi, assegura ter percebido mudanças no equilíbrio e atenção do filho e destaca que o momento com os animais é um dos favoritos na intensa rotina do pequeno.

"Nem toda terapia é prazerosa para eles, e quando são muitas, se torna ainda mais complicado. O hiperfoco do Heitor são os animais, então, vir aqui uma vez por semana, interagir não só com os animais, mas com a natureza, ajuda e o deixa muito feliz, o que acaba refletindo na gente também, porque como estamos sempre presentes nas terapias, um ambiente distinto faz toda a diferença para nós", conclui.

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