Empreendimento da família Vidor produz pães, biscoitos, chimias, geleias, conservas, compotas de doces e antepastos
redacao@serraempauta.com
23.12.2022 - 17h38min
A Dolci Rocorddi é o mais novo empreendimento da agroindústria familiar em funcionamento em Caxias do Sul. O negócio que produz pães, biscoitos, chimias, geleias, conservas, compotas de doces e antepastos foi inaugurado no último sábado (17).
À frente do negócio estão Giovana Inês Vidor e sua mãe, Anna Silvestre Vidor, que contam com o apoio dos demais integrantes da família: o pai Jatir, responsável pelo projeto e construção do prédio, da irmã Angelita e do irmão Maurício.
O empreendimento está estruturado na propriedade que pertencia aos avós de Giovana, Guerino e Angelita, na Rua Padre Ari Camelo, 1.400, na Linha São Paulo, no distrito de Santa Lúcia do Piaí.
"Dolci Ricorddi significa doces recordações. Por isso, queremos resgatar e valorizar o legado que nos foi deixado", comentou Giovana, que optou por deixar atividades profissionais que tinha na cidade para dedicar-se integralmente ao negócio.
A mãe Anna lembrou as dificuldades enfrentadas para vencer a burocracia e instalar a agroindústria.
“Pensei em desistir, mas a Giovana persistiu. Conseguimos, com o apoio de várias pessoas, as liberações que eram necessárias para o funcionamento", registrou.
Lucimara Rodrigues, coordenadora regional do Programa Estadual da Agroindústria Familiar, enfatizou a importância de o jovem permanecer na propriedade rural para dar continuidade ao que foi construído por gerações passadas. Comentou que para o próximo ano, a Dolci Ricorddi poderá beneficiar-se de recursos do programa para qualificar-se ainda mais.
"Temos incentivos de 80% a fundo perdido. O restante cabe ao empreendedor", sinalizou.
O secretário da Agricultura de Caxias do Sul, Rudimar Menegotto, assinalou que as agroindústrias também têm uma grande capacidade para o desenvolvimento do turismo, citando que a Dolce Ricorddi está localizada nos Caminhos de Caravaggio, que une os santuários de Canela e Farroupilha por um percurso de 217 quilômetros.
Menegotto informou que a Prefeitura está próxima de concluir a elaboração de uma lei que trará uma série de benefícios às agroindústrias. Ele ainda assegurou ajuda com melhorias na infraestrutura da estrada", destacou.
"Temos o compromisso de simplificar e agilizar os regramentos para formalização destes empreendimentos", garantiu.
O prefeito Adiló Didomenico (PSDB) confirmou meta da atual gestão de promover as condições necessárias para recriar a cultura da agroindústria no Município, perdida ao longo dos últimos anos por medidas equivocadas de gestão passada.
"O poder público não pode ser obstáculo para o desenvolvimento do empreendedorismo. Precisa, sim, oferecer condições para trâmites ágeis e seguros para a formalização dos negócios. Já estamos fazendo isto, com várias medidas de desburocratização, mas podemos avançar mais, especialmente para as agroindústrias", reforçou.
Adiló também assegurou que a Prefeitura dará encaminhamento a uma demanda da localidade, que é o rebaixamento do Morro do Bonalume. A condição topográfica da estrada neste ponto dificulta a mobilidade, especialmente de caminhões.
Segundo da Emater, os 49 municípios atendidos na região somam 285 agroindústrias, sendo 60 vinícolas coloniais.
Leia também:
Assinado contrato de concessão de rodovias da Serra e do Vale do Caí
Congresso aprova salário mínimo de R$1.320 para 2023
Caminhão arrebenta fios de energia e causa apagão em parte de Caxias
Multa para pichação chega a R$ 54 mil em Caxias do Sul
Restaurante Popular distribuirá 600 ceias de Natal em Caxias
Tags:
Negócio agroindústria familiar Dolci Rocorddi inaugurada Linha São Paulo Caxias do Sul