Siga nossas redes sociais
Logotipo - Agendamento supera 5 mil consultas em dois meses em Caxias do Sul | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Agendamento supera 5 mil consultas em dois meses em Caxias do Sul | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter
  • serra-em-pauta_desktop-970x250_teste.png

Agenda+ UBS

Agendamento supera 5 mil consultas em dois meses em Caxias do Sul

Número é comemorado por representar expressivo grupo de usuários que deixaram de enfrentar fila para marcar atendimento

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

Daniela Xu/Divulgação
Foto Principal - Notícia

Sirlei Maciel de Oliveira, 67 anos, usuária da UBS Cruzeiro e moradora do bairro, optou por marcar consulta pelo WhatsApp.

Ao completar dois meses de operação, a nova central de marcação de consultas por telefone e WhatsApp da Prefeitura de Caxias do Sul celebra uma importante conquista: 5 mil consultas já marcadas nas sete Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que atualmente fazem parte do sistema. Ou seja, são mais de 5 mil pessoas que deixaram de ir para a fila para garantir o atendimento médico, em uma iniciativa pioneira no Município, criada para proporcionar mais conforto aos usuários do SUS.

O Agenda+ UBS começou a funcionar no dia 1º de agosto. Além de concentrar os agendamentos, a central qualifica o contato com o usuário, uma vez que realiza toda a conferência do cadastro, necessário para eventual contato posterior e também para a manutenção dos dados do Cartão SUS. Antes de abrir essa central, o Município testou o agendamento on-line, por meio do site, experiência que não se mostrou eficaz.

Uma das mais de 5 mil pessoas já atendidas é Sirlei Maciel de Oliveira, 67 anos, usuária da UBS Cruzeiro e moradora do bairro. Ela optou por marcar consulta pelo WhatsApp, a modalidade considerada por ela a mais fácil para entrar em contato, uma vez que trabalha o dia todo como babá.

"O atendimento foi muito bom, perguntaram nome, CPF, endereço, UBS onde eu consultava e o médico de preferência. Respondi tudo e logo marcaram. Deu tudo certo, fui muito bem atendida. Fiz exames, o médico já olhou e marquei outra vez. Agradeço a Deus por essa bênção que foi poder agendar consultas por WhatsApp", descreve.

Para Sirlei, além de não precisar enfrentar fila, a maior facilidade é poder enviar a mensagem e aguardar o contato do atendente.

"Estou muito feliz por mim e pelas outras pessoas, que iam de madrugada marcar consulta. É um conforto", afirma ela.

O prefeito Adiló Didomenico (PSDB) lembra que um dos compromissos assumidos em plano de governo era de melhorar a saúde por meio da Atenção Primária.

"Nossa administração estava determinada a fazer uma mudança positiva, de trazer novas formas de facilitar o acesso à saúde. O Agenda+ UBS é um programa que estava sendo aguardado há muito tempo pela comunidade. Chegamos a uma marca importante, que deve ser comemorada, são 5 mil pessoas não precisaram mais enfrentar filas, debaixo de mau tempo, principalmente. É uma conveniência e facilidade que posteriormente chegará para toda a população. Seguimos comprometidos em continuar aprimorando a Atenção Primária no Município."

"A central de agendamento está cumprindo com o seu papel mais importante, que é evitar que a população fique na fila e de facilitar o acesso da comunidade ao seu atendimento médico. Uma de nossas maiores preocupações é prestar atendimento de saúde com qualidade, com mais conforto para quem mais precisa. Nosso muito obrigada a toda a equipe envolvida, desde quem atende aos telefonemas, responde as mensagens, até quem está na ponta atendendo a pacientes como a dona Sirlei. Estamos empenhados em ampliar e aprimorar esse serviço ainda mais", aponta a secretária municipal da Saúde, Daniele Meneguzzi.

Até o momento, sete Unidades fazem parte do Agenda+UBS: Ana Rech, Bela Vista, Cristo Redentor, Cruzeiro, Eldorado, Mariani e Rio Branco. Outras devem ser incluídas gradativamente, até que todas tenham as marcações de consultas concentradas na central. Mais uma UBS contemplada será anunciada nas próximas semanas.

Os agendamentos pela central são destinados a pacientes de 13 anos de idade ou mais, nos mesmos casos em que esses usuários já procuravam as UBSs para marcar consulta e não para atendimento médico no dia (caso de alguma situação de saúde surgida no dia, como dor de garganta, dor de estômago, mal-estar ou outros). Ou seja, o Agenda+UBS serve para que os pacientes deixem de ir até a UBS enfrentar fila para marcar consulta. O atendimento aos casos clínicos leves para queixas do dia (não urgentes, que são atendidas nas UPAs), segue sendo diretamente nas UBSs, sem agendamento prévio.

Como funciona o Agenda+UBS

Quais UBSs já estão contempladas?
Usuários das UBSs Ana Rech, Bela Vista, Cristo Redentor, Cruzeiro, Eldorado, Mariani e Rio Branco. Outras UBSs serão contempladas gradativamente.

Como agendar?
(54) 99916-0580 (apenas mensagem de texto via WhatsApp – não são aceitas mensagens via SMS nem ligações). Importante – O usuário deve enviar a mensagem e aguardar o contato do atendente, pois as mensagens são respondidas por ordem de chegada da última mensagem enviada pela pessoa.
(54) 3290-4485, 3290-4486 e 3290-4514 (para ligações)

Quais consultas agendar?

Consultas com médico clínico para pessoas de 13 anos ou mais.

Em que situações posso agendar consulta?

Acompanhamento de doenças crônicas (diabetes, hipertensão...)

Acompanhamento de transtorno mental leve (pessoas em uso contínuo de medicamento e que são acompanhadas na UBS)

Quais documentos são necessários para agendar?

CPF e nome completo. O atendente vai conferir os dados do Cartão SUS.

Qual o horário de atendimento da central?

Das 9h às 16h, somente por WhatsApp (mensagem de texto) ou ligação nos telefones fixos.

É preciso ser morador de Caxias?

Sim, deve ter Cartão SUS de Caxias.

O que fazer se não puder comparecer para consultar?

Deve entrar em contato com a central um dia útil antes e cancelar, para que outra pessoa possa consultar.

Leia mais:
Primeiro fim de semana da Feira do Livro de Caxias registra 28 mil pessoas
Restaurante de culinária senegalesa estreia em Caxias do Sul
Sindiserv de Caxias do Sul reivindica aumento de salário de 2,51%
Prefeitura de Caxias do Sul deixa limite de despesas com pessoal
EcoParque, em Caxias, recebeu atrações culturais neste fim de semana

Tags:

Agenda+ UBS Central de Agendamento supera 5 mil consultas dois meses Caxias do Sul