Central de Vagas, salas do artesanato, do IGP e Emater também seriam levadas para o mesmo local
andre.tajes@serraempauta.com
31.05.2021 - 10h34min
As duas agências da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS/Sine) de Caxias do Sul, localizadas na Júlio de Castilhos, devem ser transferidas para um novo espaço até o final do ano. O local mais provável é a antiga Metalúrgica Abramo Eberle S/A (Maesa).
A agência localizada no Centro atende o serviço de seguro-desemprego e reúne oportunidades de emprego. Já o prédio localizado no bairro São Pelegrino abriga a sala de triagem dos artesãos, a loja do artesanato, sala do Instituto Geral de Perícia (IGP), Emater, Central de Vagas escolar do Município, IPE, o Banco do Povo e a Agência do FGTAS/Sine.
Na quarta-feira (26), o coordenador da FGTAS/Sine, Maurício Adamatti e o responsável pelo Departamento de Serviços da FGTAS/Sine, Rogério Moreira Anesi, acompanhados do diretor sindical do Sine de Caxias, José Arlício Francisco dos Santos, visitaram o espaço que poderá abrigar reunir os serviços.
Segundo o representante dos servidores, o espaço oferecido é o da antiga Metalcorte, de cerca de 600 metros quadrados, com entrada para a Rua Dom José Baréa, e não suportaria o número de servidores e o atendimento diário das pessoas que procuram pelos serviços oferecidos. Ele diz ainda que a Maesa é um local de difícil acesso para os trabalhadores e as famílias necessitadas.
"Os trabalhadores vão para a fila às 5h. Lá não tem segurança nenhuma. Estamos tentando negociar um prédio melhor localizado, mais central", disse o representante dos servidores.
José Arlício lamenta ter que deixar o prédio após o esforço do coordenador Maurício Adamatti, que realizou uma parceria com empresas locais para a reforma da hidráulica e de iluminação, e o empenho dos colegas que doaram recursos para concluir a manutenção.
"Agora que as salas estão em condições de uso vão nos tirar", comenta.
A assessoria de imprensa da FGTAS/Sine, disse que a direção está acompanhando o assunto (transferência para a Maesa) e aguardando posicionamento do Governo. As negociações estão sendo feitas pelo Departamento de Administração de Patrimônio do Estado (DEAP).
A Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão confirma a mudança das agências do Sine para a Maesa.
"A Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) informa que o termo de cessão de uso dos imóveis (sedes do Sine) se encerrou em março desse ano. Em razão disso, o governo do Estado, junto ao município de Caxias do Sul, está procurando um novo destino ao imóvel. Sobre o novo local do Sine, a SPGG ressalta que está sendo desenvolvido projeto onde era localizada a antiga sede da Maesa", diz a nota.
Leia também:
Manifestantes fazem ato contra Bolsonaro e a favor da vacina, em Caxias
Caxias do Sul registra superávit de R$ 128,5 milhões no primeiro quadrimestre de 2021
Prefeitura de Caxias sugere ao Estado mudanças na lei de doação da Maesa
Largo Correio Riograndense, em Caxias, ganha novo sistema de iluminação
Lançada campanha para combate a evasão escolar em Caxias do Sul
Tags:
Cidade Agência FGTAS/Sine transferência Maesa Caxias do Sul