Direção do hospital ameaça rescindir o contrato após falta de médicos obstetras e cobra escala dos profissionais
redacao@serraempauta.com
04.01.2024 - 18h52min
O prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico (PSDB), e a secretária municipal da Saúde, Daniele Meneguzzi, visitaram nesta quinta-feira (4), a maternidade que é mantida pelo Município no Hospital Pompéia. Desde o dia 1º de janeiro, o serviço materno-infantil está sob gestão temporária do Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (Ideas), contratado de forma emergencial pelo Município.
Nesta quarta (3) a direção do Hospital Pompéia manifestou o interesse de rescindir o contrato com o Instituto Ideas, após a falta de apresentação da escala de obstetras para o serviço. Na manhã desta quinta, ocorreu uma reunião entre representantes do Pompéia, da Secretaria Municipal de Saúde e do Ideas. A gestora do contrato se comprometeu a entregar a escala completa dos profissionais nas próximas 24h.
A visita de Adiló e Daniele serviu para dar sensação de segurança e tranquilidade à população. Os dois conversaram com as equipes e com uma das primeiras mães a dar à luz no novo formato de gestão da maternidade.
Deisiane dos Santos Dzesigaleski, 26 anos, chegou ao Pompéia por volta de 3h desta quinta e a filha Maria Luiza nasceu às 7h05, de parto normal, com 3,4 quilos. Ela mora no Bairro Serrano e também é mãe de Emanuelly, quatro anos.
"Estamos muito bem, fui bem atendida, pessoal me recebeu muito bem. Estou muito contente e ela é bem tranquila", disse Deisiane, que é casada com Davi Getúlio Dzesigaleski.
O prefeito Adiló destacou a satisfação em ver o serviço operando e destacou que o Município seguirá trabalhando forte pela qualidade dos atendimentos, como sempre se comprometeu em toda as áreas.
"É um esforço da Prefeitura, junto ao Instituto Ideas, para que todos os nascimentos ocorram em Caxias do Sul e com qualidade. Nessa visita pudemos constatar na prática que isso está sendo cumprido, pudemos ver o bom trabalho que está sendo feito e perceber a satisfação de quem teve seu filho aqui", ressaltou o chefe do Executivo municipal.
"É uma alegria muito grande ver a mãe com sua filha nos braços. Nesse momento temos a certeza que todos os esforços que fizemos para que a maternidade ficasse em Caxias valeram a pena, pois esse foi sempre o nosso propósito, manter o atendimento de qualidade que já era prestado. Só podemos desejar muita saúde à pequena Maria Luiza e aos demais bebês que fizerem a história dessa maternidade", salienta Daniele.
Em cerca de seis meses o serviço será transferido, em definitivo, para o Hospital Virvi Ramos, onde será montada também uma UTI neonatal.
Leia mais:
Comércio garante atendimento em nove feriados neste ano em Caxias
Na prorrogação, Caxias Basquete perde para o líder Flamengo
ARTIGO - 2024: um ano de desafios, representatividade e muita responsabilidade
Homem é morto a tiros dentro de revenda de veículos em Caxias do Sul
Ideas completa escala na maternidade do Hospital Pompéia, em Caxias
Tags:
Saúde Adiló Didomenico visita maternidade mantida Município Pompéia Caxias do Sul ameaça rescisão contrato falta médicos obstetras escala profissionais Caxias do Sul