Nova estratégia se alia às demais adotadas pelo Município em todos os meses do ano
redacao@serraempauta.com
29.11.2024 - 17h58min
A Secretaria da Saúde inicia nos próximos dias uma nova estratégia de combate à dengue em Caxias do Sul. A Vigilância vai começar a aplicação de um inseticida de ação residual em prédios públicos. Essa técnica consiste na aplicação do produto nas paredes internas ou nas paredes externas cobertas, sempre em imóveis com grande circulação de pessoas.
O trabalho segue orientação técnica estadual, que orienta que municípios com mais de 100 mil habitantes apliquem o produto em imóveis públicos. Essa técnica se soma às demais estratégias adotadas pela pasta durante todo o ano para combater o Aedes aegypti, que é o transmissor de dengue e também de febre chikungunya e zika.
A aplicação inicia justamente no período de proximidade do verão, quando costuma acelerar a reprodução do mosquito e, consequentemente, aumenta o número de focos identificados pela Vigilância Ambiental.
A aplicação será realizada em serviços como unidades básicas de saúde, escolas, aeroporto, secretarias municipais e outros prédios de responsabilidade da Prefeitura. A expectativa da Secretaria da Saúde é atender a 331 edificações.
O tratamento será aplicado por empresa terceirizada, com acompanhamento da Secretaria da Saúde. Todos os locais que terão essa aplicação recebem uma orientação prévia da equipe da Vigilância Ambiental em Saúde.
"Nenhum trabalho acontece de forma isolada, a Vigilância Ambiental em Saúde trabalha durante todo o ano e todas essas ações contam com a ajuda da comunidade, a quem sempre solicitamos o apoio para que nos auxiliem eliminando baldes, potes, garrafas, telando o ladrão da caixa d'água, limpando as calhas, procurando limpar o pátio, para que não tenha nenhum foco de água parada e o Aedes não possa se reproduzir", comenta o diretor técnico da Vigilância Ambiental em Saúde, Rogério Poletto.
Números
De janeiro a outubro, dado que já foi completamente contabilizado pela Vigilância, já foram realizadas 137.538 visitas, sendo elas: 109.729 visitas de rotina em imóveis, 24.069 durante as edições do Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa) e 3.740 nos pontos estratégicos monitorados quinzenalmente. O número já é superior a 2023, quando foram feitas 134.046 visitas.
O trabalho realizado, demonstrado no alto número de visitas, reflete na quantidade de focos, pois quanto mais visitas, mais focos do mosquito são identificados e bloqueados: foram 861 em 2024, dado até 27 de novembro.
Atualmente são 206 armadilhas no Município, monitoradas uma vez ao mês. Já foram realizadas 562 visitas a essas armadilhas e identificados 11 focos nesses locais.
Leia mais:
Prefeitura de Caxias do Sul reabre edital de licitação para telemedicina
"Posso bater no peito e dizer: sou Cidadão Caxiense" vibra Neri, o Carteiro, ao receber o título
A maior feira de antiguidades de Caxias ocorre no primeiro final de semana de dezembro
Silos da antiga Cervejaria Leonardelli se transformam em uma tela urbana em Caxias
Caxias do Sul Basquete perde para o São José, em São Paulo
Tags:
Geral trabalho ininterrupto Prefeitura de Caxias do Sul Secretaria da Saúde ação combate dengue inseticida prédios públicos Caxias do Sul