Evento também marcou o início do Bento em Vindima
redacao@serraempauta.com
19.01.2024 - 19h27min
A colheita da uva no Rio Grande do Sul foi aberta oficialmente, nesta quinta-feira (18), em Bento Gonçalves. A celebração realizada na Vinícola Cainelli, em Tuiuty, contou com a colheita da fruta, pisa, passeio de tuc-tuc, benção e música entre os parreirais. A atividade também marcou a abertura do Bento em Vindima, que acontece até 17 de março.
Acesse a lista de transmissão no WhataApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.
A expectativa de produção para a safra 2023/2024, segundo dados da Seapi e Emater, é alcançar cerca de 719 mil toneladas de uva.
Representando as secretarias organizadoras do Bento em Vindima, o secretário de Turismo, Davi Da Rold, deu as boas-vindas aos presentes.
"Precisamos saudar e engrandecer nosso produtor rural que, apesar de todas as dificuldades, enfrenta com coragem e faz com que a gente tenha um produto premiado mundo afora que é o vinho. A partir da uva, do trabalho, da fé do nosso agricultor, o produto é transformado em vinho. E foi aqui em Tuiuty que, 2002, a primeira experiência de vindima começou em uma festa da colheita e seguiremos fortificando esse trabalho".
Roberto Cainelli Junior, proprietário da Vinícola Cainelli, ressaltou a importância da Vindima.
"A única fruta que tem o nome próprio da sua colheita é a uva. A vindima celebra um ponto muito importante que é o encontro da viticultura heróica. Um trabalho muito difícil, que custa muitas horas até chegar nesse momento. E depois isso será transformado em vinhos e espumantes premiados".
Representando a Assembleia Legislativa, o deputado estadual Guilherme Pasin, exaltou a realização do evento.
"Vindima é festa. 2023 foi um ano pesado, muito difícil. E em meio a tantas dificuldades, nós nos encontramos ombreando lado a lado, mostrando que é pelo trabalho que a gente prospera, que as coisas acontecem, e pelo desafio superado que avança nossa vida. Pela agricultura é que a gente passa a compreender nossa região", disse.
O prefeito em exercício, Amarildo Lucatelli, evidenciou que o evento é realizado para celebrar o trabalho do agricultor.
"Tenho muito orgulho de estar celebrando esse evento aqui, uma localidade em que nasci e me criei, onde trabalhei muito como agricultor, ajudando meus pais".
O secretário estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Giovani Feltes, ressaltou que a força, o trabalho e a fé construíram uma região que ajuda a contar a história do Rio Grande do Sul e que é algo a ser seguido por outras regiões.
"Estar aqui hoje é momento de regozijo e alegria. Cada homem e mulher aqui presente ajudaram a construir essa realidade. A resiliência, a efervescência e o trabalho de cada um aqui dessa região faz superar todas as dificuldades. Precisamos aplaudir quem labuta na atividade primária, principalmente na produção de uva, com a produção dos melhores vinhos, espumantes e sucos".
O padre Adelar Zanetti realizou a benção da safra e dos agricultores. Após a colheita da uva, as autoridades foram conduzidas por Roberto Cainelli tuc-tuc para realizar a pisa da uva.
A prefeita em exercício de Caxias do Sul, Paula Ioris (PSDB), também prestigiou a abertura oficial da colheita.
Leia mais:
Farroupilha inicia transporte de trailers para o Largo Carlos Fetter
Roteiro religioso terá trajeto temporário para reforma de ponte entre Caxias e Gramado
Após tentativa de furto, homem é preso pela 44ª vez em Caxias do Sul
Operação policial prende homem com submetralhadora em Caxias do Sul
Caxias do Sul Basquete sai atrás, e vence o Botafogo de virada
Tags:
Celebração abertura colheita da uva Rio Grande do Sul realizada Bento Gonçalves