Crianças já poderão começar a ser matriculadas tão logo saia resultado do processo de credenciamento
redacao@serraempauta.com
21.07.2022 - 10h32min
A Secretaria da Educação (Smed) iniciou nesta terça-feira (17), novo processo de credenciamento para ampliar em 700 as vagas da educação infantil. A medida pretende reduzir o déficit de 5,2 mil vagas em Caxias do Sul.
Conforme o edital publicado no Diário Oficial do Município, o período de apresentação se estende até 11 de agosto. As vagas atenderão crianças de zero a três anos em turno integral e de 4 a 5 anos em período único. O Município pagará as escolas credenciadas, por aluno matriculado, o valor de mensal de R$ 776,10 para o turno integral e de R$ 563,29 para o turno parcial.
Tão logo seja conhecido o resultado do processo, já será possível começar a chamar os pais para as matrículas das crianças. A expectativa é de que as contempladas estejam em sala de aula em aproximadamente 90 dias.
A secretária da Educação, Sandra Negrini, diz que após a pandemia a demanda por vagas na educação infantil, que já era uma demanda histórica, se tornou ainda mais acentuada. Ela ressalta o esforço da administração municipal, mesmo diante de limitações orçamentárias “severas”.
"Cada nova vaga aberta é uma conquista, que precisa ser valorizada, mas é parte de um trabalho que segue em andamento, pois a necessidade cresceu muito além do esperado de um ano para cá", afirma.
Demanda histórica
Um levantamento da Smed realizado nesta quarta-feira (20), apontou que o déficit é de 5.234 vagas, são 5.214 solicitações para crianças de 0 a 3 anos, e cerca de 20 crianças de 4 e 5 anos estão em filas de espera para algumas escolas no interior do Município.
A Smed informa que desde janeiro de 2021, o governo municipal já abriu 2.819 vagas para crianças de 0 a 3 anos, além das próximas 700 abertas para o credenciamento.
Para crianças de 4 a 5 anos, o Município disponibilizou 4.891 vagas no ano passado, sendo que 797 vagas ficaram disponíveis. Neste ano, foram ofertadas 3.242 vagas, sendo estão disponíveis 341 vagas.
Leia também:
Moradores de Tunas Altas apresentam proposta para estrada até Aeroporto da Serra Gaúcha
Latam inicia operações no Aeroporto Hugo Cantergiani em Caxias do Sul
Firmino Splendor será o escritor homenageado da Feira do Livro de Bento Gonçalves
Ex-líder do governo Adiló pede a "cabeça" de dois diretores da Secretaria da Saúde
Estradas de Caxias recebem obras de deslocamento de postes de energia elétrica
Tags:
Educação Secretaria da Educação processo credenciamento vagas educação infantil déficit Caxias do Sul