Empresa vencedora terá prazo de 12 meses para concluir a obra que será contratada por meio de empréstimo junto ao Badesul
redacao@serraempauta.com
24.04.2024 - 16h43min
A Prefeitura de Caxias do Sul recebe até o dia 10 de maio as propostas das empresas interessadas em construir o novo Centro Municipal de Proteção Animal. O processo licitatório foi aberto nesta quarta-feira (24) e pode ser conferido no site www.caxias.rs.gov.br, clicando no link Licitações e Calendário de Compras.
Acesse a lista de transmissão no WhataApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.
Cumpridas todas as etapas do trâmite, a empresa declarada vencedora terá até 12 meses para concluir a obra que será paga por meio de financiamento contratado junto ao Badesul, além de um aporte adicional do Município. O valor total da contratação é de R$ 9 milhões.
O edital da licitação apresenta todos os detalhes do projeto elaborado pela DCA Engenharia e complementado pela equipe de Projetos da Secretaria do Meio Ambiente. O Centro será composto por um prédio administrativo com ambulatório e alas montadas no sistema de pré-moldados de concreto, solução que otimiza processos, reduz custos e promoverá uma construção mais sustentável, eficiente e inovadora pelo fato de poder contar com placas fotovoltaicas para a geração de energia, explica o titular da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma), Daniel Caravantes.
O Centro Municipal de Proteção Animal ficará numa área de 5,3 hectares, na Rua Jayme Guilherme Muratore Filho, distante 13 km do Centro, com acesso pela RS-122, via Estrada dos Romeiros, na Zona Oeste da cidade.
A capacidade total será para abrigar 504 pets, sendo 440 cães, 60 gatos e quatro animais de grande porte. O espaço terá canis coletivos e individuais, para cachorros idosos e bravios, para cachorras grávidas e filhotes e também gatis.
O prefeito Adiló Didomenico (PSDB) ressaltou na assinatura simbólica da abertura da licitação, na manhã desta quarta-feira (24), no salão nobre do Centro Administrativo.
"Valeu todo o esforço, visitamos vários locais e o escolhido é o que apresenta as melhores condições, inclusive pela facilidade para tratamento dos efluentes. Apresentamos e buscamos uma solução para a causa animal, só tenho a agradecer à equipe da Semma por encaminhar esse projeto", sintetizou o prefeito.
O diretor do Departamento de Proteção Animal (DPA) da SemmA, médico veterinário Paulo Vinícius Bastiani, complementou que, após concluído, o Centro de Proteção Animal será um grande avanço para dar maior qualidade de vida aos animais que ficarem abrigados, não se tratando de um depósito, mas sim um espaço que tenha rotatividade tendo em vista as campanhas de adoção periódicas.
A vice-prefeita Paula Ioris disse ainda que o governo apresenta mais um projeto de cidade que, aliado às ações de castração, visa ampliar a compreensão da sociedade sobre a responsabilidade de ter um pet.
Leia mais:
Em Brasília, Adiló busca por recursos para obras e projetos para Caxias do Sul
Exposição de cartoons ocorre no Shopping Villagio, em Caxias do Sul
Jogos Coloniais da Fenavinho, de Bento, apontam representantes de São Pedro
Restauro da Capela do Santo Sepulcro, de Caxias, deverá ser concluído em 2025
Comissão define os desenhos do Calendário Ecológico 2025, de Caxias
Tags:
Novo canil Prefeitura de Caxias do Sul aberta licitação construção Centro de Proteção Animal Caxias do Sul