Marisol Santos, jornalista, relações públicas e presidente da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul
redacao@serraempauta.com
19.05.2024 - 20h11min
Resiliência é uma daquelas palavras que, em meio a determinadas situações e contextos, passa a ser muito usada e nem sempre tem seu significado compreendido por todos. Mais ou menos como "empoderamento", "sororidade" e outros tantos termos que vemos por aí. Hoje, no entanto, ela é uma das expressões que mais traduz o que nós, gaúchos, estamos vivendo e precisaremos ter, cada vez mais.
Acesse a lista de transmissão no WhataApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.
De acordo com o dicionário, e num conceito ligado à Física, resiliência é a capacidade que um objeto possui de retornar ao estado natural, após ser submetido ao estresse ou pressão. No sentido figurado, mais relacionado ao comportamento, o significado é muito semelhante. Nesse contexto, a resiliência é a capacidade de se recuperar, de se adaptar às mudanças, de lidar com as adversidades e desafios, voltando tão ou mais forte do que antes.
Vivemos dias quase inimagináveis. Vimos nosso Estado debaixo d'água, muitas vítimas, famílias que perderam tudo, cidades destruídas. Vimos a dor, o desamparo, o desespero e a urgência por aquilo que sempre foi o básico: água, comida, roupa quente para confortar nos dias frios. Diante do caos, das lágrimas, do medo, vimos um povo forte estendendo a mão, no sentido literal, inclusive, para resgatar seus irmãos na tênue linha entre a vida e a morte. Resiliência.
Mesmo tendo que deixar as próprias casas, submersas pela água ou escondidas debaixo de montanhas de terra, vimos policiais, bombeiros, socorristas, profissionais de saúde, da imprensa, se colocarem de pé, sabe-se lá com que força, para ajudar outras vidas atingidas. Resiliência.
Presenciamos o amor em forma de doação. Doação de roupas, de colchões, de alimentos. Doação do tempo e de uma esperança em forma de abraços acolhedores, de palavras de encorajamento. Mesmo com a incerteza do amanhã, juntamos nossas forças e alcançamos o que temos de melhor ao próximo.
Bravos, fortes e, mais do que nunca, resilientes. Assim seremos reconhecidos no país e no mundo. Vamos nos reerguer, vamos juntos vencer mais esse obstáculo. Por mais difícil que seja, saberemos, como diz o conceito da Física, "retornar ao estado normal após tamanha pressão". Ao estado normal ou, ainda, melhor do que éramos, é a nossa mais pura esperança.
Marisol Santos, jornalista, relações públicas e presidente da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul.
Leia mais:
Prefeitura de Caxias autoriza 190 famílias a voltarem para casa em Galópolis
Alckmin recebe convite para Eletric Move, em Caxias do Sul
Codeca realiza operação tapa-buraco neste sábado, em Caxias
Caxias do Sul promove evento aos 149 anos de imigração italiana
Flores da Cunha reúne 100 personalidades em celebração do centenário do Município
Tags:
Artigo A tal resiliência Marisol Santos Caxias do Sul