Denise Pessôa, deputada federal: 'Tombamos o que valorizamos muito, para que seja preservado.'
redacao@serraempauta.com
23.05.2023 - 09h26min
Caxias do Sul deu inúmeras contribuições significativas ao nosso país. Podemos citar várias, mas acredito que a mais relevante seja nossa participação na industrialização do Brasil. Participamos do desenvolvimento nacional em posição destacada, atuando na vanguarda da produção industrial com qualidade admirada. Somos um polo metalmecânico reconhecido país afora e, também, produtos nossos são icônicos na memória coletiva, estando em muitos lares brasileiros.
O pedido de tombamento nacional da Maesa é, acima de tudo, um movimento para que o Brasil reconheça formalmente a importância de Caxias do Sul para a história do desenvolvimento do país, especialmente da sua industrialização. Nossa cidade tem muito a ensinar, principalmente neste momento em que lutamos pela retomada do crescimento, com a centralidade que a indústria nacional deve ter no nosso projeto de desenvolvimento.
Tombar nacionalmente não significa "federalizar" a nossa Maesa, que é um valioso recurso público municipal desde a doação feita pelo governador Tarso Genro, em 2014. Com o tombamento nacional, ela continuará pertencente à prefeitura, mas será devidamente reconhecida como patrimônio cultural brasileiro, pela sua importância à identidade da classe trabalhadora, à ação dos empresários e trabalhadores no desenvolvimento nacional e à memória dos operários que doaram suas vidas à construção do nosso país.
Tombamos o que valorizamos muito, para que seja preservado. Identificamos os bens que melhor representam nossos valores e reivindicamos que a sociedade como um todo, via Estado, os proteja. Esse reconhecimento confere aos bens tombados um status diferente, pois foram escolhidos para simbolizar aspectos mais representativos do que somos, da nossa identidade.
"Tombar", portanto, nada mais é do que colocar alguma coisa sob a proteção das mais altas autoridades. A palavra "tombamento" tem sua origem no nome do lugar onde os documentos mais importantes de Portugal eram guardados, a "Torre do Tombo". Importância essa que a Maesa carrega não só para nossa cidade, mas para todo o país.
Denise Pessôa (PT)
Deputada federal
Leia mais:
Confira a programação da Romaria de Caravaggio, em Farroupilha
Audiência aponta possível desvio de finalidade no plano de ocupação da Maesa em Caxias
Ato celebra os 25 anos do Ponto de Safra, em Caxias
Fenavinho, em Bento, define finalistas dos Jogos Coloniais
Lançado chamamento para artistas se apresentarem na Sexta Cultural, em Caxias
Tags:
Artigo Denise Pessôa A Maesa como patrimônio cultural brasileiro