Velocino Uez, vereador do PTB e presidente da Câmara Municipal de Caxias do Sul
redacao@serraempauta.com
26.09.2021 - 10h52min
A Câmara de Vereadores de Caxias do Sul chega aos 129 anos com uma história de trabalho e forte representatividade. A atual legislatura conta com 23 vereadores eleitos pelo povo para bem representá-lo. São 12 bancadas ativas e um ambiente aberto para as mais diversas representações, etnias, profissões, bandeiras e temas de luta. Neste ano, chegamos ao recorde no número de frentes parlamentares. São 17, ao todo, abordando os mais distintos assuntos. Em termos de comissões legislativas, existem 12 permanentes e uma temporária. São grupos de parlamentares que trabalham sem medir esforços para encaminhar as reivindicações e as necessidades da população.
Mais artigos:
Educar para não categorizar
A Maesa é Nossa
PEC 32/2020, um ataque à cidadania!
Pelo nosso vinho e pelo nosso futuro!
Mulheres e o lado certo da história
Mesmo diante de uma pandemia do coronavírus, algo nunca visto na história pública da cidade, a Casa Legislativa não parou. Pelo contrário, nos reinventamos no nosso fazer parlamentar, utilizando, principalmente, as plataformas virtuais.
A data do aniversário é 26 de setembro e temos muitos motivos para comemorar e várias ações ainda a desenvolver. Mais de 270 vereadores e vereadoras titulares já passaram pela Câmara Municipal, além dos diversos suplentes. Todos, de um modo ou outro, deram sua contribuição para o êxito legislativo, para o desenvolvimento da cidade, para o bem-estar da população.
O começo de tudo ocorreu às 18 horas do dia 26 de setembro de 1892, quando ocorreu a instalação do primeiro Conselho Municipal da Vila de Santa Teresa de Caxias, tendo competências de poder Legislativo. Na oportunidade, foram empossados sete conselheiros eleitos pelo voto direto em 20 de outubro de 1891: Ernesto Marsiay, Hugo Luciano Ronca, Romano Lunardi, Agapito Conz, Salvador Sartori, Ângelo Chitolina e Benjamin Cortes Rodrigues.
Por isso, 129 anos depois, cabe a nós dar sequência ao trabalho dos primeiros conselheiros. Entre as principais funções do Parlamento, estão a elaboração de leis voltadas à comunidade e a fiscalização sobre as atividades do poder público.
Por tudo o que nossa cidade já semeou e que o Parlamento ajudou a cuidar, queremos celebrar juntos estes 129 anos de história. Ainda seguindo as normas sanitárias e os cuidados para evitar a covid-19, elaboramos uma programação especial que vai até 30 de setembro e convidamos os caxienses a participarem.
Tudo pode ser acompanhado por meio do site www.camaracaxias.rs.gov.br, pela TV Câmara Caxias (canal 16 da NET) e pelas redes sociais. Ficaremos lisonjeados em ver os cidadãos e cidadãs fazendo parte deste momento. Afinal, o motivo dos parabéns tem sentido só se for para todos nós. Parabéns, Câmara Municipal! Parabéns, comunidade de Caxias do Sul!
Velocino Uez
Vereador do PTB e presidente da Câmara Municipal de Caxias do Sul.
Leia mais:
Lideranças comunitárias receberão guia de acessos aos serviços públicos de Caxias
Prefeitura deve construir Parque de Proteção Animal em Loreto, interior de Caxias
Prefeitura de Caxias anuncia fechamento de quatro escolas para jovens e adultos em 2022
Temporal em Caxias causa prejuízo de R$ 46,8 milhões na agricultura
Prefeitura planeja início de regularização fundiária no Loteamento Conquista, em Caxias
Tags:
Artigo Velocino Uez vereador 129 anos Câmara de Vereadores de Caxias do Sul Caxias do Sul