A chapa é formada pelo candidato a vice Odir Ferronatto
redacao@serraempauta.com
13.11.2020 - 15h16min
Nesta reta final da campanha, o Serra em Pauta abriu espaço aos 11 candidatos à Prefeitura de Caxias do Sul para apresentarem suas propostas e ideias aos eleitores. Para contribuir com o processo democrático, o site solicitou que os concorrentes também apresentassem suas ideias e propostas sobre 20 temas: Participação Comunitária no governo, Reforma Administrativa (número de Secretarias e Cargos em Comissão - CCs ), Contas Públicas (ampliação de receita e redução de despesas), Parcerias Públicos-Privadas, gestão e/ou privatização de empresas municipais, Caso Magnabosco, Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia, Aeroporto Regional da Serra Gaúcha, Infraestrutura – obras prioritárias, Trânsito e Mobilidade – Modais de Transporte, Transporte Coletivo, Revitalização do Centro e Comércio Ambulante, Ocupação da Maesa, Parque e Evento Festa da Uva, Saúde - Gestão das UPAs e ampliação do atendimento, Educação - Vagas na Educação Infantil, Segurança Pública, Habitação Popular – regularização fundiária, Agricultura e Meio Ambiente e Fiesporte e Financiarte.
O candidato Antonio Feldmann, do Podemos, 52 anos, tem como vice o colega de partido Odir Ferronatto.
1. Participação Comunitária no governo
Nós vamos implantar o Orçamento Cooperativo e Solidário, uma nova ferramenta de gestão, um instrumento para atacar as consequências da pandemia. Não se trata apenas de ouvir o que a comunidade deseja, como sempre foi feito. Mas inovamos nisso, queremos chamar as pessoas, as entidades, as organizações, a construir juntos a Caxias que queremos. É um chamado para fazer juntos, estabelecer parcerias, mutirões, acordos de cooperação, para enfrentar os problemas que as pessoas estão enfrentando, principalmente para socorrer e amparar as pessoas que mais precisam, que moram nos bairros, que são mais humildes e vulneráveis.
2. Reforma Administrativa (número de Secretarias e Cargos em Comissão - CCs)
Vamos buscar recursos para investir na modernização da máquina pública, na simplificação dos processos e na facilitação do acesso das pessoas aos serviços públicos.
Quem tiver algum projeto que significa geração de emprego e renda, deve ter o a máquina pública como parceira, buscando juntos abertura do estabelecimento em prazos recordes.
E quanto aos CCs, pretendemos preencher menos de 50% no primeiro ano, para economizar recursos e aplicar numa ação emergencial de mutirão para redução das filas de espera de exames, consultas especializadas e cirurgias. Vamos tratar disso já a partir do primeiro dia de governo;
3. Contas Públicas (ampliação de receita e redução de despesas)
Nós pretendemos implantar uma central de custos, no formato que existe em empresas privadas, para cuidar e ser rigoroso no controle dos gastos públicos. E também buscar incessantemente a redução de gastos, que isso seja um esforço diário e constante. Vamos buscar ampliar receitas sem aumentar impostos, como por exemplo promovendo uma ação muito arrojada de regularização fundiária, para colocar na formalidade pequenos negócios e também poder garantir às famílias os títulos de suas propriedades.
4. Parcerias Públicos-Privadas, gestão e/ou privatização de empresas municipais
Nãos temos preconceitos quanto às Parcerias Público Privadas, podemos sim promover em diversas áreas, como turismo, Festa da Uva, mobilidade urbana, esporte e lazer, inovação e tecnologia, Proteção Animal, Aeroporto Regional, VLT e Trem Regional. Defendemos uma Codeca pública e forte, que tenha mais protagonismo na gestão dos resíduos sólidos urbanos e na ampliação dos seus serviços, para que seja uma empresa sustentável e não deficitária. Também queremos um Samae público, mas que cobre tarifas justas e não abusivas como tivemos muitos casos nesse ano.
5. Caso Magnabosco
Sentença judicial se contesta, mas quando não couber mais recursos, é preciso cumprir suas determinações. Nós vamos reunir nossa equipe, Procuradoria e outras entidades da cidade, para buscar a melhor maneira de cumprir com as obrigações do município, mas sem comprometer serviços básicos e essenciais, principalmente que venha a criar prejuízos para a população mais carentes.
6. Desenvolvimento Econômico
A geração de emprego será uma obsessão minha como prefeito. Vamos criar um MobiCaxias pró-Emprego, uma espécie de mobilização de todo setor produtivo para resgatarmos nossa capacidade empreendedora, de gerar mais emprego, renda, e incentivar ações e iniciativas que beneficiem principalmente pequenos negócios, micro e pequenas empresas geradoras de emprego.
Como prefeito vou me empenhar pessoalmente para trazer novos investimentos, novas empresas para a cidade, não esquecendo de fazer todos esforços possíveis para manter os já existentes.
E buscar desenvolver novas matrizes de geração de emprego e renda, como Turismo, Inovação e Tecnologia e empreendimentos rurais, agroindústrias, e projetos que agreguem valor à produção de hortigranjeiros.
7. Inovação e Tecnologia
Implantar o Sistema Municipal de Inovação, com criação de uma incubadora de startups em parceria com a iniciativa privada, para busca de solução nos serviços oferecidos pela Prefeitura.
Investir em inteligência e tecnologia para criar uma cidade mais segura, com ampliação do monitoramento eletrônico. Fazer parcerias com Tecno UCS e TrinoPolo, para elaboração de projetos, ações e iniciativas de desenvolvimento da inovação e tecnologia.
8. Aeroporto Regional da Serra Gaúcha
Dar continuidade às ações em andamento, promover uma integração maior da região no processo e procurar desenvolver um Plano Diretor específico para a região onde será instalado o novo aeroporto, como forma de organizar e planejar a ocupação do entorno e das comunidades vizinhas.
9. Infraestrutura – obras prioritárias
Precisamos retomar mobilização em torno da ocupação da antiga linha férrea, iniciar estudos e projetos para instalação de um VLT para ligar Forqueta até a UCS.
Mapear os pontos de trânsito mais críticos de congestionamento, e propor medidas de solução, como por exemplo uma elevada no trevo de acesso ao bairro São Caetano, na região do Esplanada.
Dar início a um acordo com Farroupilha, para melhorar, embelezar, iluminar o trecho da RS que liga os dois municípios, para transformar numa grande avenida revitalizada e atraente.
10. Trânsito e Mobilidade – Modais de Transporte
Tornar Caxias uma cidade mais amigável à bicicleta, com implantação de uma ciclovia e ciclofaixas. Início de estudos e projeto do VLT ligando Forqueta até a UCS. Preparar a cidade para advento de carros elétricos, definindo inclusive pontos para abastecimento, bem como para frota de ônibus elétricos. Elaboração do Plano Municipal de Mobilidade Urbana.
11. Transporte Coletivo
Buscar alternativas para tornar o transporte coletivo mais barato, e com melhor qualidade. Ampliar linhas de Táxi Lotação, através de estudos técnicos. Construir uma legislação municipal para regulamentar transporte de aplicativos, e também discutir alternativas para táxis poderem ter igualdade de tratamento e não serem prejudicados.
12. Revitalização do Centro e Comércio Ambulante
Promover ações urbanísticas de revitalização e requalificação do centro, da Praça Dante Alighieri e apoio ao projeto Viva São Pelegrino. Iniciar estudos e projeto para construção de um grande centro popular de compras, para abrigar os ambulantes, como existe em capitais e grandes cidades brasileiras.
13. Ocupação da Maesa
Consolidação da Maesa como um espaço público, mas com parcerias com a iniciativa privada para sua ocupação. Garantir processo democrático e de diálogo com a comunidade para definir seu uso.
Garantir que espaço abrigue um Mercado Público, e outros equipamentos culturais, sociais, de entretenimento, enogastronômicos, comunitários e de artesanato.
14. Parque e Evento Festa da Uva
Viabilizar um processo de Parceria Público-Privada para modernizar e transformar a Festa da Uva num parque temático com atrações e eventos durante o ano todo. Estudar transferência do espaço dos rodeios para um lugar mais apropriado e melhor, através de diálogo com o movimento tradicionalista. Garantir construção de um Centro de Eventos, com recursos privados, em parceria com Convention Bureau e CIC.
15. Saúde - Gestão das UPAs e ampliação do atendimento
Vamos implantar o Plano Municipal de Humanização, o Humaniza SUS. Promover mutirão para reduzir filas de espera de consultas, exames e cirurgias. Buscar conclusão da ampliação do Hospital Geral, e transformar UBS do Esplanada em uma UPA da Zona Sul. Criar as condições para implantação de uma central de diagnóstico própria do município. Gestão tripartite das UPAS, de forma mista com terceirização, envolvendo trabalhadores da saúde, usuários e gestor na elaboração de metas e resultados.
16. Educação - Vagas na Educação Infantil
Promover esforços permanentes para garantir uma educação de qualidade, com valorização e investimentos em formação continuada dos professores. Ampliar compra de vagas de instituições filantrópicas para buscar reduzir filas de espera na educação infantil. Fazer reavaliação de todos espaços disponíveis na rede municipal de ensino, também no sentido de atender demanda da educação infantil, inclusive com parceria com Governo dp Estado para utilização de espaços ociosos em escolas estaduais.
17. Segurança Pública
Retomar programa de Policiamento Comunitário. Investimento em tecnologias e inteligência, buscando integração de todas as forças de segurança. Ampliar parcerias e apoio à Brigada Militar. Implantar monitoramento eletrônico, câmeras de vídeo, em lugares onde estatísticas mostrarem que acontecem mais crimes e ocorrências policiais. Melhorar iluminação, com lâmpadas de LED, em áreas mais inseguras da cidade, tanto no Centro como nos bairros.
18. Habitação Popular – regularização fundiária.
Nós vamos ter um plano arrojado de regularização fundiária, utilizando lei federal 13.465 de 2017, com medidas jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais, com finalidade de integrar loteamentos e ocupações irregulares ao contexto legal da cidade. Construir uma política pública municipal de habitação popular e fazer convênio e parceria com Conselho de Arquitetura e Urbanismo para oferecer as ATHIS (Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social), beneficiando moradores da periferia.
19. Agricultura e Meio Ambiente
Desenvolver um Plano Municipal de Valorização do Interior, projetando novas matrizes econômicas de geração de emprego e renda, incentivando e apoiando novas agroindústrias, e ampliação das atuais. Dar continuidade ao asfaltamento de estradas do interior, inserindo também pequenos trechos.que dão acesso a propriedades e áreas onde existem empreendimentos produtivos. No Meio Ambiente, modernizar e avançar na informatização dos processos, para facilitar o atendimento às demandas.Fazer projetos e buscar recursos para investir em tratamento de esgoto, e também para combater e solucionar problemas de esgoto a céu aberto nos bairros populares.
20. Fiesporte e Financiarte
Atualizar e modernizar legislações do Fiesporte e Financiarte, para combater a burocracia e remover dificuldades de acesso. Garantir igualdade de tratamento e acesso de todos a esses instrumentos de financiamento da arte, cultura e do esporte.
Tags:
Eleições 2020 20 temas Antonio Feldmann Caxias do Sul