Últimas notícias de Caxias do Sul

Logotipo - 20 temas para Adiló Didomenico, candidato a prefeito de Caxias do Sul | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - 20 temas para Adiló Didomenico, candidato a prefeito de Caxias do Sul | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter

Eleições 2020

20 temas para Adiló Didomenico, candidato a prefeito de Caxias do Sul

A chapa é formada pela candidata a vice, Paula Ioris

Colunista - Redação

Redação

redacao@serraempauta.com
13.11.2020 - 14h50min

Arte/Luan Zuchi/Divulgação
Foto Principal - Notícia

Nesta reta final da campanha, o Serra em Pauta abriu espaço aos 11 candidatos à Prefeitura de Caxias do Sul para apresentarem suas propostas e ideias aos eleitores. Para contribuir com o processo democrático, o site solicitou que os concorrentes também apresentassem suas ideias e propostas sobre 20 temas: Participação Comunitária no governo, Reforma Administrativa (número de Secretarias e Cargos em Comissão - CCs ), Contas Públicas (ampliação de receita e redução de despesas), Parcerias Públicos-Privadas, gestão e/ou privatização de empresas municipais, Caso Magnabosco, Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia, Aeroporto Regional da Serra Gaúcha, Infraestrutura – obras prioritárias, Trânsito e Mobilidade – Modais de Transporte, Transporte Coletivo, Revitalização do Centro e Comércio Ambulante, Ocupação da Maesa, Parque e Evento Festa da Uva, Saúde - Gestão das UPAs e ampliação do atendimento, Educação - Vagas na Educação Infantil,  Segurança Pública, Habitação Popular – regularização fundiária, Agricultura e Meio Ambiente e Fiesporte e Financiarte.

banner-cetec-serraempauta.png

Confira as propostas do candidato a prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico, do PSDB, 68 anos, lidera a chapa formada pela colega de partido, Paula Ioris.

1. Participação Comunitária no governo

Fortaleceremos a participação social como elemento de diálogo com a população, movimento comunitário e comunidades, bem como aproximar a gestão das entidades da sociedade civil, religiosas e do terceiro setor. Vamos estabelecer pautas e cronograma junto ao movimento comunitário com envolvimento das diferentes secretarias, definindo reuniões periódicas nas comunidades, a fim de governar com os cidadãos e ouvindo as pessoas. Também iremos oportunizar estrutura física adequada que permita o funcionamento dos Conselhos, que são importantes órgãos de assessoramento da gestão pública. Democratizar a gestão, ouvindo, interagindo, construindo projetos, reformulando e atualizando legislações junto aos Conselhos.

2. Reforma Administrativa (número de Secretarias e Cargos em Comissão - CCs)

Todas as administrações têm os seus respectivos planos de governo e precisam dos cargos em comissão para implementá-lo. O que não deve ocorrer é um excesso de nomeações. Pessoas qualificadas em cargos comissionados nos setores certos geram melhor retorno para a sociedade e para o governo uma vez que o conhecimento é um fator relevante na administração de uma cidade. Vamos realizar um estudo para que haja a fusão de uma ou duas secretarias.

3. Contas Públicas (ampliação de receita e redução de despesas)

Primeiramente, o nosso objetivo será a redução de quaisquer desperdícios no Poder Público, otimizando ferramentas aliadas a tecnologia para dar celeridade aos processos. Formaremos uma equipe visando à captação de recursos em organismos nacionais e internacionais para investimentos em projetos que beneficiem as pessoas. Faremos uma nova edição dos Refis no Município. Vamos inventariar imóveis e patrimônio municipal em desuso, para venda e geração de receita ao erário.

4. Parcerias Públicos-Privadas, gestão e/ou privatização de empresas municipais

Somos favoráveis às Parcerias público-privadas. O Poder Público, sozinho, não têm condições para administrar todas as frentes de investimentos, sendo assim, as PPPs terão um papel fundamental. Sobre privatizações, defendemos que as empresas públicas passem por uma reestruturação e fortalecimento. Privatização e terceirização não são o caminho.

5. Caso Magnabosco

Iremos priorizar a negociação com a família. O valor que está sendo cobrado é impagável. Vamos nomear uma Câmara de Negociação, pois há previsão legal para tal. Se não for encontrada uma
saída por meio de negociação, o município será inviabilizado. Não podemos penalizar a população e muito menos desassistir as famílias que hoje vivem no local. Após a negociação com
a família Magnabosco, será necessário elaborar um Plano de Loteamento Popular para que os moradores possam adquirir e regularizar o imóvel.

6. Desenvolvimento Econômico

Caxias vive uma redução expressiva de postos de trabalho. Menor arrecadação de impostos, menos renda, menos consumo, aumento demanda de serviços saúde e educação. Com isso a retomada do desenvolvimento será nossa marca de governo. Tendo como ferramentas a inovação, criar o programa Simplifica Caxias, que visa agilizar a emissão de licenças e alvarás, beneficiando o  empreendedorismo e a geração de emprego e renda. Implementar a lei de Liberdade Econômica. Implantar o Fundo Municipal de Emprego e também fomentar o estímulo a negócios através de Parcerias Público-Privadas e concessões.

7. Inovação e Tecnologia

Caxias precisa aumentar sua participação na criatividade e inovação. Criaremos uma estrutura de inovação, que proporcione o reposicionamento de Caxias em todos os seus processos de trabalho, comportamento, gestão, e uso de tecnologias para melhor atender a sociedade. Teremos a inovação como diretriz da gestão municipal, em todas as áreas. Vamos implantar a política municipal de incentivo à inovação tecnológica para apoiar a inovação e atração de novos negócios. Apoiar iniciativas de inovação, atração de novos negócios, formação profissionalizante, incentivo à startups, centros de distribuição de empresas. Também desenvolveremos parcerias com instituições de ensino na busca por inovação, por meio da prestação dos serviços, pesquisas, ações sociais, desenvolvimento humano e tecnológico.

8. Aeroporto Regional da Serra Gaúcha

Vamos dar celeridade ao projeto de implantação do Aeroporto de Vila Oliva, agilizando todos os processos. Nosso propósito inicial será delegar um responsável para este projeto, que deverá, além de conduzir, ser o elo entre os diversos agentes envolvidos para possibilitar maior retorno e agilidade.

9. Infraestrutura – obras prioritárias

Renovar o parque de máquinas e caminhões reduzindo custo de manutenção e melhorando o desempenho do setor no atendimento da comunidade. Remodelar o sistema de iluminação pública com lâmpada de LED com PPP. Melhorar o calçamento das vias, ampliando o calçamento comunitário. Manter e ampliar o Programa de Asfaltamento do Interior, importante meio de escoamento da produção agrícola.

10. Trânsito e Mobilidade – Modais de Transporte

A mobilidade deve ser pensada para todos: pedestres, usuários de transportes por aplicativo, táxis, transporte coletivo, ciclistas, motoristas e motociclistas. Vamos desenvolver o Plano de Mobilidade Municipal, que teve o prazo estendido até 2022. Iremos contratar especialistas para realização do plano de Mobilidade, por ser de vital importância para a cidade. Vamos implantar ciclovia e ciclofaixas, além de estabelecer parcerias para Instalação de bicicletários. Implantaremos um programa de substituição de quebra-molas por lombadas eletrônicas inteligentes que detectam placas clonadas e veículos furtados. Também elaborar campanhas educativas que estimulem mudanças de comportamento social no Trânsito.

11. Transporte Coletivo

É preciso tornar o transporte público atrativo para as pessoas, tanto no valor quanto na qualidade do serviço prestado. Precisamos priorizar um estudo técnico minucioso visando reduzir o valor da passagem para o usuário, sem inviabilizar o sistema. Caso contrário, o transporte público não tem como sobreviver.que se não for reduzida para, no mínimo, R$ 3,50, o transporte público estará fadado ao fracasso. Vamos avaliar periodicamente se o serviço que está sendo entregue está atendendo as necessidades da população.

12. Revitalização do Centro e Comércio Ambulante

O centro precisa ser urgentemente melhor tratado, hoje Caxias dá uma péssima impressão para quem nos visita. Vamos retomar o cuidado e zelo com o nosso centro e nossas praças. Sobre o comércio ambulante é uma demanda recorrente, tanto do comércio formal quanto das pessoas que circulam pelo Centro e encontram dificuldade em circular pelo passeio público. Vamos encontrar um local adequado para transferência e concentração dos ambulantes, a exemplo do que já foi feito com o Camelódromo e que se demonstrou eficiente. O passeio público não é local para venda de produtos.

13. Ocupação da Maesa

Vamos executar o projeto de intervenção no Complexo Cultural e Turístico Maesa, com sua ocupação, uso e gestão. Primeiramente, estamos em contato com o Governo do Estado para alterar a lei referente à doação do imóvel. Pela lei atual, a MAESA não poderá receber investimentos privados. Resolvidos os entraves legais, já no primeiro ano de governo vamos dar encaminhamento às parcerias público-privadas para viabilizar a instalação do mercado público. Também realizaremos a transferência de secretarias para o local, investindo o valor economizado em aluguéis nas obras de infraestrutura e recuperação da MAESA.

14. Parque e Evento Festa da Uva

Para o Parque de Eventos será necessária a implementação de uma parceria público-privada para que possamos revitalizá-lo e que seja atrativo para a criação de um calendário anual de eventos. O Parque em parceria com a iniciativa privada devem ser os indutores do desenvolvimento do turismo na cidade. Sobre a Festa da Uva, o evento deverá ser remodelado pois vem perdendo as suas características e a credibilidade ao longo das últimas edições e defendo que seja realizada tradicionalmente nos anos pares e a Festa das Colheitas nos anos ímpares.

15. Saúde - Gestão das UPAs e ampliação do atendimento

Acreditamos que o trabalho na base é essencial, assim será ampliada a cobertura da estratégia da saúde da família (ESF) e de agentes comunitários da saúde. Precisamos aprimorar o fluxo dos atendimentos. Boa parte da demanda que chega até as UPAs deverá ser atendida pelas UBSs centro regionalizadas a serem implantadas nas regiões dos bairros Cruzeiro, Esplanada, Desvio Rizzo e Eldorado. Faremos isso ampliando os seus horários de atendimento e garantindo a qualidade dessas unidades de saúde. Assim priorizamos a saúde das pessoas, com atendimento mais próximo, mais rápido e melhor qualificado para a situação que elas precisam.

16. Educação - Vagas na Educação Infantil

A ampliação das vagas de educação infantil é uma necessidade. Vamos construir novas escolas conforme demanda. Defendemos a compra de vagas nas creches para ampliar o atendimento e
otimizar os recursos.

17. Segurança Pública

Nossa proposta para a segurança pública contempla a implementação do cercamento eletrônico e videomonitoramento com ampliação da instalação de câmeras com o adequado monitoramento em tempo real, para efetivar a segurança na cidade e interior. Estabelecer o Sistema de Monitoramento Integrado com os demais órgãos de segurança, coibindo roubos, assaltos e outras ocorrências. Consolidar ações integradas da Guarda Municipal com as forças de segurança. Também temos como proposta a revitalização do Programa Caxias da Paz, promovendo a construção da cultura da paz, atendendo desde a prevenção até a restauração dos conflitos.

18. Habitação Popular – regularização fundiária

Nosso objetivo é efetivar a regularização fundiária por meio da criação do Departamento de Regularização Fundiária junto à Secretaria Municipal da Habitação, com estrutura independente, contando com topógrafos e técnicos para atuarem exclusivamente nesse segmento. Também consta em nosso Plano de Governo a implementação da ATHIS - Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social – o SUS da Engenharia e Arquitetura para o Município.

19. Agricultura e Meio Ambiente

Criaremos o Plano Municipal de Desenvolvimento Rural e o Programa Municipal da Agroindústria Familiar, para Caxias voltar a ser referência na agroindústria familiar. Vamos buscar parcerias na
área acadêmica para o ensino, pesquisa e extensão, relativas a formação de agricultores e novas técnicas produtivas, comercialização da produção e sucessão rural. Também executar melhorias
na infraestrutura com internet, telefonia e melhoria da malha viária. Retomaremos o HORTISERRA com novo formato, para difusão de tecnologias. Vamos estimular a produtividade nas cadeias agrícolas com uso de tecnologias e ampliar as formas de comercialização com novos pontos de feira. Criaremos o Programa Caxias com Mais Água, para que a zona rural não fique mais desabastecida.

20. Fiesporte e Financiarte

Somos favoráveis ao Fiesporte e ao Financiarte, são apoios financeiros fundamentais para a implementação ou ampliação de programas que promovem o bem-estar e a inclusão social.
Certamente, são linhas que precisarão ser aprimoradas e ampliadas para abranger um número maior de projetos em benefício da comunidade.

Tags:

Eleições 2020 20 temas Adiló Didomenico Caxias do Sul