A chapa é formada pelo candidato a vice, Francis Casali
redacao@serraempauta.com
12.11.2020 - 16h49min
Nesta reta final da campanha, o Serra em Pauta abre espaço aos três candidatos à Prefeitura de Flores da Cunha para apresentarem suas propostas e ideias aos eleitores. Para contribuir com o processo democrático, o site solicitou que os concorrentes também apresentassem suas ideias e propostas sobre 10 temas: Participação Comunitária no governo, Estrutura Administrativa (número de Secretarias e Cargos em Comissão - CCs) e Contas Públicas (ampliação de receita e redução de despesas), Desenvolvimento Econômico e Inovação e Tecnologia, Infraestrutura, Trânsito e Mobilidade – obras prioritárias, Agricultura e Meio Ambiente, Turismo, Saúde, Educação, Segurança Pública e Habitação (crescimento ordenado / assentamento de migrantes).
Confira as propostas do candidato a prefeito de Farropilha, Pedro Pedrozo (PSB), que forma chapa com o candidato a vice Francis Casali (PDT). A coligação “Sim, Seguimos Juntos” conta com o PT, PCdoB e Podemos.
LEIA TAMBÉM
10 temas para Sedinei Catafesta, candidato a prefeito de Farroupilha
10 temas para Fabiano Feltrin, candidato a prefeito de Farroupilha
* A candidata a prefeita Glória Menegotto não respondeu os 10 temas.
10 temas
1. Participação Comunitária no governo
Nossa administração já está pautada em diálogo, ações e parcerias. E, a proposta de governo é dar seguimento a esta representação e forma de gerir, em ouvir o que a população entende como prioridades.
Entendemos que o trabalho coletivo é fundamental. É uma maneira de unirmos forças e enfrentarmos os desafios do futuro, principalmente em tempos de pandemia e após esse mal que assola o mundo. Um governo necessita ter uma gestão de coerência, seriedade, e o propósito de melhorar cada dia mais a qualidade de vida da população.
Uma democracia é feita dessa forma. Precisamos entender os anseios da população, seus medos, preocupações e, a partir daí buscar soluções, dentro das possibilidades legais, mas tendo sensibilidade. Trabalhamos com pessoas e para pessoas.
2. Estrutura Administrativa (número de Secretarias e Cargos em Comissão - CCs ) e Contas Públicas (ampliação de receita e redução de despesas)
Neste período em que estive à frente da administração fizemos um importante trabalho de redução de secretarias, onde unimos pastas, de 12 secretarias existentes, passamos para nove. Seguindo esta meta reduzimos cargos em comissão e muitos foram extinguidos, como sub secretários, chefe de gabinete e chefe de comunicação, por exemplo.
Com isso houve uma redução significativa de despesas o que pode ser investido em demandas mais importantes, como saúde e educação.
A nossa proposta é dar continuidade a este trabalho, reestruturando a administração. Se fizermos uma comparação com as últimas administrações, somos o governo com o menor número de cargos em comissão.
Nossa plataforma prevê adequação constante da estrutura administrativa para a racionalidade no uso do recursos, eficiência, foco na prestação do serviço e na satisfação do cidadão.
3. Desenvolvimento Econômico / Inovação e Tecnologia
Nosso município teve reconhecimento através da Sala do Empreendedor, Alvará em 12 horas, que virou exemplo nacional. Esses são apenas alguns dos inúmeros exemplos das boas práticas desenvolvidas e que terão continuidade.
Vamos fortalecer as práticas que visam a desburocratização para abertura de empresas e estabelecer um canal de prospecção da atividade econômica junto ao setor empresarial para a implantação de novas empresas e a geração de trabalho.
Nossa meta também é implementar ferramentas tecnológicas de acesso aos serviços públicos, como busca de documentos e declarações via web, abertura de chamadas e registros de demandas que possibilitem a geração de dados estatísticos, mais interatividade com os cidadãos, mais transparência, mais agilidade, e uma comunicação direta entre o cidadão e os gestores públicos.
4. Infraestrutura, Trânsito e Mobilidade – obras prioritárias
Este governo fez mais de 50 quilômetros de asfalto no interior, bairros e centro da cidade, ligando importantes comunidades e melhorando o escoamento da produção. Vamos manter o programa de pavimentação asfáltica de vias rurais e urbanas.
Investimentos também se concentraram na área da iluminação. Já foram instalados pontos com iluminação de lead em ruas centrais. E, a meta é substituir 100% das lâmpadas de mercúrio por led no centro, nas ligações do centro com os bairros, e nos corredores de ônibus.
Nosso plano de governo dará continuidade a estas ações bem como ao desenvolvimento do Plano Municipal de Mobilidade, priorizando a implementação de vias arteriais e perimetrais de trânsito. O objetivo é intensificar os projetos de adequação dos espaços públicos, e a concepção de novos que contemplem os requisitos para a acessibilidade.
5. Agricultura e Meio Ambiente
Daremos continuidade a ampliação do programa de asfaltamento no interior e, realizaremos o Plano Municipal de Desenvolvimento Rural, em parceria com as entidades do meio e comunidades rurais para a atualização das políticas públicas de apoio e incentivo e diagnóstico do setor, incentivando novas culturas.
Vamos implantar métodos alternativos de coleta de resíduos. Ampliar o apoio às cooperativas e associações de recicladores destinando equipamentos em comodato para qualificar a seleção, e o armazenamento de resíduos gerando maior valor agregado para os materiais coletados, segurança no trabalho dos recicladores, e aumento da rentabilidade.
Daremos continuidade a busca por meio da preservação e proteção do meio ambiente a uma estratégia primordial a ser utilizada para atingirmos um nível de saneamento básico de qualidade.
6. Turismo
Podemos ressaltar importantes conquistas no segmento turístico do município, muitas das quais somos referência, como: Caminhos de Caravaggio, Vivere, Festival do Moscatel, Farroupilha Bem Gaúcha, revitalização da Júlio de Castilhos, Parque dos Pinheiros e Parque da Imigração Italiana, entre tantas outras.
Outro ponto importante é o asfaltamento realizado no interior, o que contribuiu significativamente para impulsionar o turismo rural e oportunizar a abertura de pequenos negócios.
É nosso compromisso, manter e intensificar a estruturação dos roteiros já estabelecidos, e fomentar o surgimento de novos, sem esquecer da importância do turismo de compras, uma das marcas registradas do município.
Também daremos seguimento às ações de pavimentação dos caminhos dos romeiros, implantação de ciclovias e o fortalecimento dos Caminhos de Caravaggio.
7. Saúde
Em meio a uma pandemia nos reinventamos e precisamos trabalhar em ações ainda mais eficazes. Dessa forma, a prioridade é dar continuidade ao trabalho que vem sendo realizado.
Um dos nossos objetivos é transformar o Centro de Atendimento ao Coronavírus em um supercentro de especialidades, onde estarão concentrados os atendimentos de Cardiologia, Ginecologia, Pediatria e Odontologia, entre outras.
Fomentar a independência administrativa do Hospital São Carlos, valorizando a participação comunitária, mantendo a contratação dos serviços necessários ao atendimento das demandas dos cidadãos farroupilhenses é outro ponto importante do nosso plano de governo.
Ressalta-se também a atenção aos projetos, programas e ações voltados aos serviços de prevenção, à rede básica de saúde e a busca constante pela humanização dos processos de atendimento.
8. Educação
Queremos dar seguimento às inúmeras conquistas alcançadas até este momento. Entre as propostas estão a ampliação do espaço físico da rede escolar para absorver a demanda, com a construção de duas novas escolas e a implantação de novas salas de aula, bem como a cobertura de áreas de esporte.
Através de parcerias com a iniciativa privada, vamos buscar a inserção das crianças de 5 a 11 anos de idade em atividades de contraturno. Isso vai possibilitar a inclusão de atividades como música, teatro e esporte, além de reforçar o aprendizado. Queremos manter a busca constante pela cumprimento da meta de atendimento de 100% das crianças da etapa creche e educação infantil.
Reforço de equipes pedagógicas e fortalecimento da gestão democrática da educação garantindo a articulação com a sociedade civil também estão inseridas na nossa plataforma.
9. Segurança Pública
Podemos ressaltar que o município conta atualmente com um moderno sistema de monitoramento por vídeo que será interligado com as forças de segurança, possibilitando a vigilância 24h de escolas, prédios públicos e comércio em geral, entre outros locais. Este é o maior projeto de segurança da história de Farroupilha e até o momento 89 câmeras, com capacidade de reconhecimento facial, já foram instaladas em nossa cidade.
Pretendemos garantir o fortalecimento da Guarda Municipal, que está em fase final de implantação e segue em treinamento pela Acadepol, em parceria com as forças de segurança do estado.
Entre as ações estará a patrulha escolar e o apoio às patrulhas Maria da Penha. Também será nosso compromisso o contínuo investindo no auxílio moradia para os policiais o que contribuirá para a possibilidade do aumento do efetivo local.
10. Habitação – (crescimento ordenado / assentamento de migrantes)
Entre as ações propostas está o apoio aos programas federais, criando condições urbanísticas para que os imóveis adquiridos pelos programas, como o Casa Verde Amarela, sejam mais acessíveis.
Vamos buscar a transferência de pessoas em áreas irregulares para pequenos núcleos habitacionais possibilitando uma melhor inserção social e os meios legais para regularização fundiária urbana.
Nossa plataforma compreende regulamentar as cooperativas habitacionais e os marcos legais, bem como prevenir o surgimento de novos núcleos irregulares. O objetivo é a criação de micronúcleos habitacionais em zonas já habitadas, através de meios legais para regularização fundiária urbana, facilitando o assentamento de famílias.
Entendemos que um governo necessita ter uma gestão com propósito de melhorar cada dia mais a qualidade de vida da população.
Tags:
Eleições 2020 10 temas Pedro Pedrozo Farroupilha