Últimas notícias de Caxias do Sul

Siga nossas redes sociais
Logotipo - Mercopar inicia com tom otimista para geração de negócios | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Mercopar inicia com tom otimista para geração de negócios | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter

Feira

Mercopar inicia com tom otimista para geração de negócios

Evento abriu ao público nesta terça-feira e segue até sexta, em Caxias do Sul

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

Zé Carlos de Andrade/Divulgação
Foto Principal - Notícia

Com um discurso otimista baseado no que o Rio Grande do Sul já fez para se recuperar das enchentes de maio e na capacidade da Mercopar de conectar a indústria com o futuro, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, abriu nesta terça-feira (15) a 33ª edição da Mercopar, a maior feira de inovação industrial da América Latina. O evento segue até sexta-feira (18), em Caxias do Sul.

>>>> Acesse a lista de transmissão no WhataApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.

Para o governador, a geração de negócios que a Mercopar representa contribui para que o Rio Grande do Sul seja a quarta economia do país, mesmo sendo o sexto estado brasileiro em população.

"Somos o terceiro Estado na indústria de transformação, o quarto em exportação industrial e o primeiro em inovação nos rankings nacionais, e a Mercopar tem participação nisso, porque transforma o DNA do povo gaúcho, que é empreendedor e trabalhador e tem apreço pelo conhecimento, em geração de riqueza", avaliou Leite.

Ele adiantou que trabalha em um plano de desenvolvimento focado em conectar o Estado com tendências de futuro, o que, para o chefe do Executivo gaúcho, é exatamente o que a feira faz há anos.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae RS, Luiz Carlos Bohn, ressaltou que a Mercopar é realizada pelo fomento dos negócios e está amparada em duas premissas que andam juntas. A primeira é a base da vida em sociedade, a prática histórica repetida ao longo dos séculos que moldou a economia moderna. E a segunda é a inovação, que ele classifica como condição para a sustentabilidade das empresas em qualquer setor econômico.

"Vocês vão perceber que esses dois conceitos estarão mais unidos do que nunca. A Mercopar é uma oportunidade para conhecer mais do que o Rio Grande do Sul tem a oferecer para o Brasil e para o mundo", afirmou.

Essa vitrine está disposta em 38 mil m², sendo 17 mil m² destinados aos mais de 550 expositores e 90 startups, ampliando em 2 mil m² a totalidade de área ocupada pelos estandes na edição anterior. A feira foi 100% comercializada e está focada na geração de negócios, com expectativa de mais de cinco mil rodadas de negócios.

"Somamos a expertise de quem é por natureza próximo dos negócios com a da cadeia industrial", disse Bohn, acrescentando que a Mercopar está mais global e conectada com o mundo a cada ano.

A cerimônia de abertura encerrou com um brinde em desejo ao sucesso desta edição e com o anúncio da próxima: 14 a 17 de outubro de 2025.

A Mercopar é promovida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (Sebrae RS) em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs).

Leia mais:
Concluída reforma do telhado do Aeroporto Hugo Cantergiani, em Caxias
Laghetto anuncia nova unidade no tradicional Hotel Alfredinho, em Caxias
Prefeitura de Flores assina contrato para obra de drenagem no Bairro São Cristóvão
Artigo - Em um mundo de dados, a criatividade prevalece
CIC promove encontro com vereadores eleitos de Caxias do Sul

Tags:

Economia feira Mercopar tom otimista geração negócios Sebrae RS Fiergs Caxias do Sul